Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Museu do Memorial Padre Cícero realiza visitas virtuais guiadas durante a quarentena

A programação online está bombando durante o período de quarentena. Museus, artistas e outros equipamentos culturais encontraram na internet uma forma de promover entretenimento. Pensando nisso, a Fundação Memorial Padre Cícero, localizada no Centro de Juazeiro do Norte, realiza visita virtual gratuita ao museu nas terças-feiras via Instagram.  
A atividade é mediada pela presidente da instituição, Cristina Holanda, e conta com quatro episódios sobre a história da importante figura do Cariri cearense. De acordo com Cristina, a ideia partiu da Secretaria da Cultura do Município e foi uma forma de apresentar a mais recente exposição de longa duração do Museu, inaugurada em setembro de 2019 e com a curadoria da presidente, Claudinei Silva, Karla Lima, Yorrana Gonçalves, Mateus Quintans e Lis Cordeiro.   

Os dois primeiros episódios da série já foram lançados e apresentam linha do tempo da trajetória do ‘Padim Ciço’. O vídeo de estreia mostra a obra “Padre Cícero: eterna inspiração” do artista plástico conterrâneo Marcus Jussier. Em 10 quadros, é retratado momentos da vida do sacerdote do nascimento à morte.  
33
Quadro de Marcus Jussier que compõe a obra: "Padre Cícero: Eterna Inspiração"
Foto: Augusto Pessoa
O segundo apresenta essa jornada dividida por temas e elaborada pela equipe da Instituição por meio de objetos e peças histórias do acervo do Museu. Os episódios três e quatro serão lançados nos dias 5 e 12 de maio, respectivamente. 

“No próximo vídeo, vamos apresentar três eixos temáticos: as representações sobre o Padre Cícero; a Beata Maria de Araújo; e a renovação do Sagrado Coração de Jesus, uma prática religiosa muito forte aqui no Juazeiro que foi ensinada pelo Padre Cícero”, adianta Cristina. O quarto, por sua vez, traz outros três eixos: a história de Juazeiro por meio do mobiliário; a Guerra de 1914; e cantinho sensorial. 
22
No Museu, é possível ver artigos pessoais do Padim Ciço, como seu cajado e uma réplica do chapéu
Foto: Rosângela Menezes
“Caso a quarentena se prolongue, a nossa ideia é mostrar posteriormente o acervo da biblioteca, que é o acervo técnico de material, e pode ser uma excelente oportunidade para outras pessoas conhecerem”, revela Cristina, que não descarta uma próxima série apresentando os outros espaços da Fundação. 
O projeto conta ainda com interpretação em libras realizada pelo Centro de Libras da cidade como forma de tornar a experiência mais acessível.  
De acordo com a presidente, a recepção do projeto tem sido bem positiva. “Os moradores que não tinham ido visitar a nova exposição estão encantados em conhecer, saber mais detalhes da vida de Padre Cícero. Além disso, temos a oportunidade de levar a mostra para outros lugares”, comemora.  
A ação faz parte da programação do projeto +CulturaemCasa, realizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, que promove diariamente atividades culturais, como dicas de leitura e cursos profissionalizantes gratuitos.  

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro resgata conteúdo de cartas recebidas por João Goulart

Livro sobre as origens do povo cearense chega ao mercado

União familiar