Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

O bom andarilho

Padre Geovane Saraiva*

Nossa sensibilidade e circuncisão de coração, ouvidos e mente, a partir de Jesus de Nazaré, nosso bom caminheiro e andarilho, é a de que o reconheçamos, agradecidos, como companheiro e amigo em nosso sonho, arrancada ou peregrinação, na busca de justiça e verdadeira paz. No desânimo, na acídia ou mesmo no abatimento, em nossos desertos da vida, temos a mão afável e solidária do bom irmão e companheiro de caminhada, o filho do operário-carpinteiro de Nazaré e de Maria.

Jesus de Nazaré, que nos foi dado por Deus Pai, sendo a nossa paz (cf. Mq 5, 5), quer que nós, seguidores e companheiros, sejamos desafiados a testemunhá-lo, com sua viva presença na Igreja e no mundo atual, nos estigmas de dores e sofrimentos. Ele mesmo nos assegura o segredo da vida, dizendo-nos que chegou a hora de iniciarmos seu projeto de salvação, pondo-nos a caminho da felicidade eterna, como no seu próprio exemplo oferecido, indistintamente, de amor e compaixão para com todos.

Os discípulos, na experiência da ceia eucarística, embora não soubessem ainda que era Jesus de Nazaré que tinha caminhado com eles, sentem a necessidade de sua presença amiga e de sua companhia. Daí prevalece a afetuosa e sólida expressão, que deve ser também nossa: "Fica conosco, Senhor!". "O Senhor ficar conosco" quer dizer que temos de acolher sua esperança proclamada naquele duelo triunfante, estando muito acima e indo além da esperança terrena. Evidentemente, ela será abundante e terá sua plenitude e esplendor na glória de Deus, nos tempos infinitos.

A presença do Senhor ressuscitado, o bom andarilho, transforma o desânimo daqueles dois discípulos de Emaús no alegre entusiasmo, na contumácia restaurada e na comunhão com o próprio Cristo Senhor, na mesma comunhão, da qual, nesta assoladora pandemia, somos privados temporariamente; o que nos alimenta é a resoluta e tenaz esperança em Deus, que muito em breve o teremos na presença do pão partilhado. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, Blogueiro, Escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro resgata conteúdo de cartas recebidas por João Goulart

Mestra da Cultura do Ceará, artesã Dona Zefinha morre no Cariri

Livro sobre as origens do povo cearense chega ao mercado