Pular para o conteúdo principal

Penosa escrita

Fim de semana em dolorosa predição diante do número exponencial de infectados candidatos a covas rasas
tristes dias
tristes dias (Mila Young / Unsplash)

Eleonora Santa Rosa*
“cena marcante da semana que permaneceu forte na memória: saída do metrô da carioca, manhã de sexta, sol lindo, ventinho de outono amigo. ao sair da estação, deparo-me com uma senhora de jeito humilde, magra, muito magra mesmo, estatura mediana para pequena, de óculos, parada no passeio, de lado, cabelos pretos já com muitos fios brancos, pescoço adornado por um crucifixo barato de cor laranja, chorando, não alto, mas fundo, com soluços não compulsivos, mas sofridos, perceptíveis.
olhar perdido, com o pensamento longe. não consegui passar direto, algo nela, na situação, me comoveu muito. em segundos, parei e perguntei: minha senhora, o que aconteceu, precisa de algo?
olhou-me lateralmente, timidamente, e balbuciou algo como "estou cansada, é só estafa". não ouvi direito, mas entendi bem. quis lhe dar um abraço bem apertado, acariciar sua face e lhe dizer: "aguenta a barra, vai passar!" infelizmente, não dei conta, pensei no meu próprio cansaço, meus olhos marejaram e não consegui manifestar uma palavra de consolo. pensei na minha própria angústia, na minha própria exaustão com toda a situação pessoal e do país, e sem consolo segui adiante.”
escrevi esse registro há exatamente um ano, como me lembra o facebook. penso nessa senhora, em como estará frente aos acontecimentos atuais. hoje, nem mesmo o abraço imaginado seria possível ou permitido.
acompanhando as notícias em tempo real e refletindo sobre a estupidez que nos cerca, e o que acontecerá a partir da liberação prematura do isolamento social como quer o governo federal, o terrível presságio de manadas de inocentes a caminho do ‘matadouro’.
fim de semana em dolorosa predição diante do número exponencial de infectados candidatos a covas rasas.
tristes dias.

*Eleonora Santa Rosa é jornalista, ex-secretária de estado de Cultura de Minas Gerais e ex-diretora executiva do Museu de Arte do Rio (MAR

Comentários