Pular para o conteúdo principal

MADALENA’S

Embora a pandemia do covid 19 seja o assunto do momento, nunca é demais lembrar que problemas outros existem Brasil afora, mais que isso, existem pessoas e instituições dedicadas a causas importantes e, sobretudo, preocupadas em lutar por um mundo melhor.
Um exemplo claro disso é a Ong Madalena’s, uma entidade privada sem fins lucrativos que está comemorando 20 anos de atuação e plena atividade no Brasil e na Suíça.
Presidido pela brasileira Lúcia Amélia Aeberhardt, o Madalena’s tem por foco apoiar e prestar assistência às pessoas vítimas de exploração sexual e do tráfico de mulheres, de violência doméstica e do trabalho escravo, nos vários cantões da Suíça, independente da nacionalidade, mas cuja maioria é constituída por mulheres brasileiras.
Ao tempo em que atua na linha de frente de tão delicado problema, o Madalenas trabalha a prevenção no Brasil, a qual se destina ao esclarecimento de crianças e adolescentes, notadamente nas escolas, por meio de palestras, distribuição de cartilhas e exibição de filmes, alertando-os acerca da exploração sexual e do tráfico de seres humanos, ressaltando-se aqui, o fato de que o Brasil é um grande “exportador” de mulheres para abastecer o comércio do sexo além fronteiras, em especial, na Itália, Alemanha e Suíça, uma triste realidade ignorada por muitos, que acreditam que tudo não passa de lenda urbana ou enredo de filme holywoodiano.
Em 2018, o Madalena’s se fez presente na ONU, em Genebra, para proferir uma palestra sobre o tema imigração, ocasião em que a presidente Lúcia Amélia declarou: “viver no estrangeiro não é sinônimo de riqueza, boa vida e bom trabalho. Muito pelo contrário, viver no estrangeiro é sinônimo de muita luta, trabalho duro, sacrifícios, solidão, valentia, integração, sobrevivência, adaptação, porque, para além disso, devemos nos reinventar a cada dia. Precisamos nos reinventar todos os dias”.
São iniciativas como essa que nos tornam esperançosos da possibilidade de existência de um mundo melhor, porque sempre haverá pessoas dispostas a travar uma boa luta por aqueles em situação de penúria, vítimas da maldade, da perversão, da injustiça e da vil exploração de um ser humano por outro ser humano.
Feliz aniversário ao Madalena’s, pela sua gloriosa luta e pelas conquistas já alcançadas, a despeito de novos desafios surgirem a cada dia, pois, nas palavras de Santo Agostinho: “enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”.
Grecianny Carvalho Cordeiro

Comentários