Pular para o conteúdo principal

Escritor de Porto Alegre ganha Prêmio Sesc de Literatura 2020 na categoria conto

Anúncio foi na sexta-feira (19). Tônio Caetano foi finalista com a obra 'Terra nos Cabelos'.


Por Fábio Eberhardt

Livro vencedor será publicado neste ano. Tônio concilia a literatura com o trabalho no serviço público de Porto Alegre  — Foto: Cláudio Macedo
Livro vencedor será publicado neste ano. Tônio concilia a literatura com o trabalho no serviço público de Porto Alegre — Foto: Cláudio Macedo
Tônio Caetano, 37 anos, tem bons motivos para comemorar. Mês que vem o escritor de Porto Alegre celebra seu aniversário, e na sexta-feira (19) descobriu que é um dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, distinção que tem como objetivo valorizar a cultura brasileira por meio de novos talentos. Foram 1.358 inscrições, 666 delas com livros de Conto, categoria que foi vencedor com "Terra nos Cabelos".
Escrita ao longo de três anos, a obra possui dezesseis histórias fictícias onde a personagem feminina é protagonista. São pelo menos 140 páginas em que o autor criou enredos das situações presenciadas por elas em diferentes idades e épocas, com destaque para as lutas internas e externas diante das violências da vida real. A previsão é que o livro seja lançado em novembro pela Editora Record.
"Pretendo continuar escrevendo, literatura faz parte do meu dia a dia, quem sabe mais um livro de conto ou romance. É um começo, de aprendizagem, mas sei que ainda tem muito chão pela frente", comenta Caetano.
Tônio divide o tempo entre a literatura e o trabalho como administrador na prefeitura de Porto Alegre, onde é funcionário público. Ao fim do expediente, aproveita a noite para escrever. O gosto pelas palavras vem da infância e já rendeu outras publicações. A primeira foi em 2018 na coletânea "Contos de Mochila", pela editora Metamorfose.

"Na escola eu mesmo já lia, fazia ficha de leitura, me dedicava. Tento ler uns quarenta livros por ano. Um livro muito importante e que teve um papel fundamental foi 'Diana Caçadora', de Márcia Denser. É um livro que conversa bastante com 'Terra nos Cabelos', salienta o escritor.
A 17ª edição do Prêmio Sesc de Literatura também teve como ganhador o capixaba Caê Guimarães na categoria Romance. Ele foi finalista com o livro "Encontro Você no Oitavo Round". Nomes importantes do cenário nacional já foram vencedores, como Luisa Geisler, Tobias Carvalho, Eugenia Zerbini e João Meirelles Filho.

Por G1

Comentários