Pular para o conteúdo principal

A vida é um Rascunho

Rogério Pereira, fundador do jornal Rascunho, está no PublishNews Entrevista desta semana

Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Fundador do jornal literário Rascunho, que mantém há 20 anos, Rogério Pereira é autor do romance Na escuridão, amanhã (CosacNaify, 2014) e foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná por oito anos. A sua trajetória o trouxe até o PublishNews Entrevista, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira.

Na conversa que teve com André Argolo, Rogério falou da experiência dura da pobreza na infância e de migrante do campo para a cidade, que ainda hoje marca seus textos. Ele chega a Curitiba, no início dos anos 1980, vindo da roça e lá faz a sua história. “De um lado, tenho uma vasta herança de uma linhagem completamente ágrafa, nunca ligada à palavra escrita, e eu vou me fazendo e vou tentando construir uma trajetória de vida que seja amplamente vinculada à palavra escrita e à literatura”, disse.

Rogério conta que começou a trabalhar ainda muito cedo. Foi vendedor de flores na rua, por exemplo. Aos 13 anos, entrou, como office-boy, na Gazeta Mercantil. A mãe era empregada doméstica na casa do diretor da sucursal curitibana do jornal econômico. “Ali, sim, na adolescência, comecei a escrever”, conta. Fica nove anos no jornal, passando por diversas áreas. Neste tempo, cursa Filosofia e depois segue para o Jornalismo, que conclui em 97. Depois de um período na Espanha, retorna para o Brasil e funda o Rascunho em 2000.

No papo, Rogério fala sobre o papel do jornal criado por ele na cena literária nacional, o que chama de “microcosmos”. Externaliza também algumas de suas preocupações, entre elas a defesa da urgência no investimento público em educação e lança luz para a necessidade de sermos mais atentos à alfabetização.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: SpotifyiTunesGoogle Podcasts e Overcast.

Via Publishnews 

Comentários