Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

'Delivery literário' entrega livros nas casas dos moradores durante pandemia: 'Válvula de escape'

Por Caroline Andrade, G1 Sorocaba e Jundiaí

Com a pandemia do coronavírus, os brasileiros precisaram se adaptar às novas rotinas. Como estão passando mais tempo dentro de casa, a leitura se tornou um passatempo para muitos. Pensando nisso, a Prefeitura de Cabreúva (SP) criou um projeto que leva livros da Biblioteca Municipal até as casas dos moradores.
De acordo com Agnaldo Zicatti, chefe do setor de Projetos e Desenvolvimento da prefeitura, duas pessoas estão trabalhando no projeto, sendo um responsável pela biblioteca e um entregador, já que a bibliotecária da cidade, formada e concursada, está afastada por ser do grupo de risco da Covid-19.
"A Biblioteca Municipal de Cabreúva conta com um acervo de aproximadamente 18.800 livros, que estão disponíveis através de uma lista no site da prefeitura. Os interessados podem acessar e pesquisar os livros disponíveis", explica Aguinaldo.
O programa ganhou o nome de "Delivery literário" e as entregas de livros são feitas sempre no período da tarde.
"Já que estamos vivendo um momento em que devemos ficar em casa, a leitura pode ser uma válvula de escape dessa realidade que tanto nos preocupa, pois nos proporciona expandir nossos horizontes, conhecer novos lugares, pessoas e ideias", continua o chefe de setor.
Prefeitura de Cabreúva cria 'delivery literário' durante a pandemia  — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva
Prefeitura de Cabreúva cria 'delivery literário' durante a pandemia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva

O diretor de arte Gabriel Fiore de Oliveira foi o primeiro morador da cidade a testar o serviço. Ao G1, ele contou que descobriu o projeto através de uma publicação nas redes sociais da prefeitura e resolveu procurar um livro que queria ler havia muito tempo.
"Sempre fui apaixonado por mitologia grega, nórdica e egípcia, e gosto de ler esse tipo de livro. Então, peguei por conta disso. Achei a ideia legal e inovadora, nunca tinha visto. Sempre preferi livro físico e livros nesses temas são difíceis de achar", explica.
Dois funcionários trabalham no projeto da Biblioteca Municipal de Cabreúva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva
Dois funcionários trabalham no projeto da Biblioteca Municipal de Cabreúva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva

Aguinaldo explica que, inicialmente, o projeto foi desenvolvido apenas para o período da pandemia, mas, como no primeiro dia de divulgação várias pessoas já aderiram, a prefeitura está estudando a possibilidade de continuar com a ação mesmo após a situação se normalizar.
"Este é um ótimo momento para usarmos o nosso tempo para buscarmos mais conhecimento. Além disso, em todos os momentos, a prática de leitura é comprovadamente um exercício para o cérebro, enriquece nosso vocabulário e aguça o nosso senso crítico. A leitura é uma atividade sem contraindicação", finaliza.
Cabreúva inicia campanha de leitura 'drive-thru'
 
Cabreúva inicia campanha de leitura 'drive-thru'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro resgata conteúdo de cartas recebidas por João Goulart

Mestra da Cultura do Ceará, artesã Dona Zefinha morre no Cariri

Livro sobre as origens do povo cearense chega ao mercado