Pular para o conteúdo principal

'Delivery literário' entrega livros nas casas dos moradores durante pandemia: 'Válvula de escape'

Por Caroline Andrade, G1 Sorocaba e Jundiaí

Com a pandemia do coronavírus, os brasileiros precisaram se adaptar às novas rotinas. Como estão passando mais tempo dentro de casa, a leitura se tornou um passatempo para muitos. Pensando nisso, a Prefeitura de Cabreúva (SP) criou um projeto que leva livros da Biblioteca Municipal até as casas dos moradores.
De acordo com Agnaldo Zicatti, chefe do setor de Projetos e Desenvolvimento da prefeitura, duas pessoas estão trabalhando no projeto, sendo um responsável pela biblioteca e um entregador, já que a bibliotecária da cidade, formada e concursada, está afastada por ser do grupo de risco da Covid-19.
"A Biblioteca Municipal de Cabreúva conta com um acervo de aproximadamente 18.800 livros, que estão disponíveis através de uma lista no site da prefeitura. Os interessados podem acessar e pesquisar os livros disponíveis", explica Aguinaldo.
O programa ganhou o nome de "Delivery literário" e as entregas de livros são feitas sempre no período da tarde.
"Já que estamos vivendo um momento em que devemos ficar em casa, a leitura pode ser uma válvula de escape dessa realidade que tanto nos preocupa, pois nos proporciona expandir nossos horizontes, conhecer novos lugares, pessoas e ideias", continua o chefe de setor.
Prefeitura de Cabreúva cria 'delivery literário' durante a pandemia  — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva
Prefeitura de Cabreúva cria 'delivery literário' durante a pandemia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva

O diretor de arte Gabriel Fiore de Oliveira foi o primeiro morador da cidade a testar o serviço. Ao G1, ele contou que descobriu o projeto através de uma publicação nas redes sociais da prefeitura e resolveu procurar um livro que queria ler havia muito tempo.
"Sempre fui apaixonado por mitologia grega, nórdica e egípcia, e gosto de ler esse tipo de livro. Então, peguei por conta disso. Achei a ideia legal e inovadora, nunca tinha visto. Sempre preferi livro físico e livros nesses temas são difíceis de achar", explica.
Dois funcionários trabalham no projeto da Biblioteca Municipal de Cabreúva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva
Dois funcionários trabalham no projeto da Biblioteca Municipal de Cabreúva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabreúva

Aguinaldo explica que, inicialmente, o projeto foi desenvolvido apenas para o período da pandemia, mas, como no primeiro dia de divulgação várias pessoas já aderiram, a prefeitura está estudando a possibilidade de continuar com a ação mesmo após a situação se normalizar.
"Este é um ótimo momento para usarmos o nosso tempo para buscarmos mais conhecimento. Além disso, em todos os momentos, a prática de leitura é comprovadamente um exercício para o cérebro, enriquece nosso vocabulário e aguça o nosso senso crítico. A leitura é uma atividade sem contraindicação", finaliza.
Cabreúva inicia campanha de leitura 'drive-thru'
 
Cabreúva inicia campanha de leitura 'drive-thru'

Comentários