Pular para o conteúdo principal

Angústia mundial

Além da perversa e inexplicável Covid-19, nosso objetivo é refletir sobre algumas questões que preocupam a opinião pública mundial atualmente. A ganância de determinados países motiva uma desconfiança que prejudica o entendimento, gerando desigualdades e desequilíbrios políticos, econômicos, sociais e culturais.
Nessa linha de raciocínio, surgem a injustiça, a corrupção, a exploração desordenada dos recursos naturais não renováveis, a miséria crescente de milhões de pessoas, a corrida armamentista, a falta de solidariedade humana, a ausência de uma paz estável, dentre outros problemas.
O ideal decadente traduz a falta de perspectiva das novas gerações e deixa num clima de perplexidade os mais velhos. Precisamos renascer a cada dia. O ideal se conquista com o trabalho sério, a verdade e os mecanismos justos de colaboração. 
Segundo Gandhi: "Nada tenho de novo para ensinar o mundo; a verdade (satyagraha) e a não violência (ahimsa) são tão antigas quanto as montanhas. Tudo o que tenho feito é tentar praticar as duas na escala mais vasta que me é possível". Necessitamos de fé e esperança para sermos tolerantes.
O radicalismo tem influenciado de forma negativa as alterações de comportamento e de organização social. Por sua vez, uma ideologia, quando é verdadeira, torna-se estratégica. Quem procura resultados de curto prazo não consolida uma situação racional e sustentável.
A história nos mostra que as manifestações ideológicas, quando consistentes, levam-nos a caminhos pacifistas, éticos, de liberdade, de solidariedade e democráticos. "Post scriptum": "Levantai-vos e não tenhais medo" (Mateus 17,7) e "Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso" (Filipenses 4,12). Unamo-nos, o amor e a sabedoria fazem com que alcancemos nossos objetivos.
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Comentários