Pular para o conteúdo principal

Marketing digital em tempos de pandemia tim-tim por tim-tim

Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Tráfego? Funil de vendas? Copy-writing? O que são essas expressões? O que elas têm a ver com o mundo dos livros? Ferramentas de marketing indispensáveis no mundo cada vez mais – e irreversivelmente – digital são explicadas tim-tim por tim-tim por Bruno Mendes, na sua participação no Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa que teve com a nossa equipe, o sócio da consultoria #coisadelivreiro e do próprio PublishNews explica como livreiros e editores podem se apoderar destes instrumentos para aumentar suas vendas e se aproximar de seus consumidores.
Bruno lembrou que, antes da pandemia, havia iniciativas de digitalização do varejo de livros no Brasil e, com a pandemia, isso precisou ser acelerado. “Existia um pensamento antes da pandemia que vender para as livrarias físicas era sempre o melhor e o grande negócio a se fazer”, observou. “A gente tinha um mercado interdependente, um cenário em que ele dependia muito dos pontos de vendas [físicos]. Não estou dizendo que isso foi superado, nem de longe, mas era uma mentalidade fixa em que apenas [o fato de] visualizar outras possibilidades era quase que um pecado. Hoje, isso se tornou uma necessidade”, apontou.
E Bruno sentiu essa movimentação na sua lida diária no #coisadelivreiro. Ele contou que a demanda por e-commerce e construção de lojas virtuais cresceu 110% desde o início da crise. “Não é só a construção da lojas que resolve o problema. Tem uma demanda por conhecimento, as pessoas querem entender mais”, disse.
Na conversa, Bruno elenca três pontos para que o livreiro ou o editor possa vender bem na internet. Além de conhecer bem o seu cliente, o que Bruno considera fundamental, o vendedor precisa entender (1) de tráfego de internet ou como impulsionar, patrocinar e encontrar o seu público na internet; (2) de estratégia de copy-writing ou o texto de venda do produto; e (3) de funil de vendas ou o fluxo até que o cliente efetivamente compre o seu produto.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo SpotifyiTunesGoogle PodcastsOvercast e YouTube.
Indicações
Trico de pais - Podcast
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.







Via PublishNews

Comentários