Pular para o conteúdo principal

Tudo é relativo. Nada é absoluto

Tudo é relativo. Nada é absoluto.
Assim é na física e assim é na vida.
Desde há muito, os filósofos se debruçam e debatem questões e conceitos universais, a exemplo da verdade, da justiça, do bem, do mal, da ética, da moral.
E nos dias de hoje, em que todos resolveram filosofar e defender “suas” verdades como absolutas, em que não se admite contraposição ou sequer argumentação, essas questões universais são analisadas apenas sob o ponto de vista individual.
“A Justiça nesse país tem que ser rápida! É um absurdo um processo demorar tanto para ser julgado!” Assim que deve ser. Mas se você ou um filho ou uma pessoa muito querida responder a um processo criminal, você ansiará pela mesma justiça rápida, a culminar com um certeira condenação à pena de prisão ou torcerá para que o processo de arraste por anos a fio para alcançar a prescrição?
“É um absurdo uma pessoa ser condenada num Tribunal do Júri e sair solto, lépido e fagueiro!” Se você ou um filho ou uma pessoa querida for vítima, o pensamento será exatamente esse, com certeza; mas se o seu vínculo for com o condenado? A soltura lhe parecerá tão inaceitável?
“Foro privilegiado é um absurdo e só serve para proteger bandido com mandato ou cargo!” Mas se você ou um filho ou uma pessoa querida responder a um processo e tiver o foro privilegiado, vai defendê-lo a ferro e fogo ou vai continuar criticando tal privilégio?
“O STF deve ser fechado!” Lembrando que os homens passam e a instituição permanece. Se você ou um filho ou uma pessoa querida foram injustiçados, de alguma forma, a quem você pretende recorrer? A um político de ocasião ou ao seu advogado para ingressar com uma ação na Justiça?
“O Congresso Nacional tem um monte de político corrupto, descompromissado com o povo, e deve ser fechado!” Apesar de todos os males do modelo político brasileiro, a democracia ainda é a esperança que nos resta de que esse país um dia, finalmente, dê certo; afinal, o problema está nos homens e não nas instituições.
“A imprensa é o que há de pior, manipulada e comprada!” Mas a imprensa é decorrência do direito de liberdade de expressão e de pensamento, direito esse que, se você sentir que foi violado, você mesmo poderá recorrer à lei e a Justiça, porque o Congresso Nacional e o STF não estão fechados.
Portanto, algumas certezas absolutas, quando postas diante de um caso concreto, podem nos atraiçoar, razão pela qual a prudência e a temperança são sempre bem-vindas.
Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça

Comentários