Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

"Salus"

Geralmente na passagem de "Ano Novo", muitas pessoas dizem que "o importante é a saúde, o resto a gente consegue", referindo-se a um corpo sadio.
Concordo com a frase, porém não está completa. Com certeza, a manifestação ficaria melhor se fosse dita da seguinte forma: "o importante é a saúde no corpo, na alma e na mente, o resto a gente consegue". No entanto, as duas citações, mostram a irrelevância do poder, da ambição, da ganância, etc. O que é saudável, e conveniente para alguns.
Por sua vez, a palavra latina "salus", traduzida para a língua portuguesa, significa dois termos distintos: saúde e salvação. Aquele (saúde) refere-se ao corpo, abrangendo a mente e este (salvação) associa-se à alma. A dimensão, salvação, "data vênia", com o devido respeito, não é aceita pelos ateus e envolve dúvidas quando é analisada pelos agnósticos.
Todavia, os cristãos, entre os quais me incluo, acreditam. Ademais, a saúde diz respeito à vida dos mortais neste mundo, enquanto a salvação está relacionada com a vida celestial, que é eterna.
É evidente que existem vários aspectos inter-relacionados e comuns entre os dois termos mencionados (saúde e salvação).
Não seria errado dizer que a "transcendência" está relacionada aos valores imateriais, de natureza metafísica, e a "imanência" ao ambiente material.
Para uma melhor compreensão, convém examinar o Livro do profeta Isaías (AT da Bíblia Sagrada), no capítulo 57, versículo 15. Diante da resumida análise filosófica e teológica, pode-se dizer que saúde e salvação devem permanecer unidas, pois Jesus veio para nos salvar.
Aquele que faz opção pelo caminho do mal encontrará o próprio mal; já quem escolhe o caminho do bem, será justo e amado. Seguindo-se, com fé, os ensinamentos de Deus, alcança-se a felicidade na mente, no corpo e na alma. Para entrar na vida eterna, guarde os mandamentos Divinos (Mt 19,17).
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lampião: como o assassino brutal construiu a imagem de herói

Oficina Raquel e Jandaíra lançam coletânea de poemas e ensaios eróticos

Vocação a serviço da vida