Pular para o conteúdo principal

Clipe de Michael Jackson gravado no Brasil ganha releitura com imagens do movimento Black Lives Matter

A releitura do videoclipe de "They Don't Care About Us" intercala com imagens dos protestos nos Estados Unidos, Africa do Sul, Itália e também no Brasil. Quando Michael canta o trecho que dá o título da música, as imagens dos protestos surgem em tela

Por

Michael gravou o clipe no Brasil (Foto: Reprodução/Youtube)
Michael gravou o clipe no Brasil (Foto: Reprodução/Youtube)
O clipe de Michael Jackson, "They Don't Care About Us", ganhou uma releitura especial do cineasta Spike Lee no úlitmo sábado, 29, dia em que o rei do pop completaria 62 anos. Em sua versão atualizada, o vídeo gravado em Salvador inclui imagens dos protestos em apoio ao movimento antirracista Black Lives Matter.
"Este filme não está degradando nenhuma raça, mas mostrando as injustiças para toda a humanidade. Que Deus nos conceda paz em todo o mundo", mostra os segundos iniciais do vÍdeo com sete minutos de duração.
A releitura também inclui imagens inéditas de Michael, gravadas pelo cantor no ano de 1996 em uma prisão. Juntas, o clipe intercala com imagens dos protestos nos Estados Unidos, Africa do Sul, Itália e também no Brasil. Quando Michael canta o trecho que dá o título da música, as imagens dos protestos surgem em tela.
O diretor ainda deixou outro recado na descrição do clipe. "Grandes canções de protesto não podem envelhecer, ficar obsoletas ou irrelevantes porque a luta ainda continua. É por isso que "They Don't Care About Us" é o hino durante este mundo caótico e pandêmico em que todos vivemos. Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o Curta-metragem de 2020 para continuar a luta pela igualdade para todos. ELES NÃO SE IMPORTAM REALMENTE COM O NÓS 2020. Essa é a verdade, Ruth. Esteja segura", finalizou o autointitulado "da República Popular do Brooklyn".

A morte do segurança negro George Floyd por policiais brancos acendeu novamente a faísca dos protestos nos Estados Unidos, local onde aconteceu o crime em maio de 2020. No último dia 23 de agosto, outro caso repercutiu: câmeras filmaram o momento em que policiais disparam pelo menos sete vezes contra Jacob Blake. De acordo com ativistas da comunidade afro-americana, os filhos de Blake estavam no carro no momento dos disparos e o Departamento de Justiça de Wisconsin não deu nenhuma explicação sobre o que levou à ação dos policiais.
Uma pessoa morreu no último sábado, 29 de agosto, em Portland, no estado americano de Oregon, em um tiroteio após confrontos entre manifestantes antirracistas e seguidores do presidente americano Donald Trump.
O Povo

Comentários