Pular para o conteúdo principal

Peru: encontro sobre tráfico de pessoas


Lima (RV) - “Solidariedade para com a vida e a dignidade das pessoas” foi o tema do encontro organizado pela Conferência Episcopal Peruana nestes dias, por ocasião do lançamento da campanha de solidariedade 2014 “Compartir (compartilhar), dedicada à luta contra o tráfico de pessoas. Personalidades e especialistas apresentaram um panorama da situação atual do tráfico de pessoas no Peru e os desafios a serem enfrentados.

Até agora a Igreja Católica foi um ponto de referência no diálogo com a sociedade civil e o Estado para sensibilizar a opinião pública sobre o tema e oferecer assistência às vítimas deste crime.

Pelo segundo ano consecutivo a Igreja peruana chama a atenção para a gravidade e complexidade desta forma de escravidão contemporânea ligada ao comércio de seres humanos, de pessoas que são literalmene objeto de compra e venda dentro e fora do país e da exploração e outros fins ilícitos. O Peru é considerado uma nação de trânsito e de destino do tráfico internacional com finalidades de exploração sexual e de trabalho. O crime do tráfico das pessoas provoca vítimas de idade entre 12 e 25 anos.

A campanha 2014 convida a refletir sobre as causa do tráfico de pessoas, que devem ser identificadas fundamentalmente na falta de acesso à educação e à informação, na pobreza, no erosão de normas e de valores morais e no consumismo que dilaga nas sociedades desenvolvidas, principais receptores do tráfico de pessoas. (SP)

Rádio Vaticano 

Comentários