Pular para o conteúdo principal

Europa: Episcopados católicos pedem políticas centradas no bem comum

Secretários-gerais das conferências episcopais estiveram reunidos em Estrasburgo

Estrasburgo, França, 23 jun 2014 (Ecclesia) – Os secretários-gerais dos episcopados católicos da Europa pediram que os governos do continente promovam novas políticas, mais centradas na promoção do “bem comum” de toda a sociedade.
“Sem entrar no âmbito político propriamente dito”, a Igreja “está convencida de que apenas uma política baseada sobre os princípios da pessoa humana, do bem comum, da solidariedade e da subsidiariedade poderá criar uma sociedade justa, pacífica e fecunda”, sublinham os responsáveis de 25 países, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A reunião dos secretários-gerais decorreu na cidade francesa de Estrasburgo e foi promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Os trabalhos incluíram contactos com o Conselho da Europa, discutindo “preocupações comuns com o verdadeiro bem espiritual, político e social dos povos do continente”.
“A Igreja está sempre interessada no diálogo e na colaboração quando se trata da defesa da dignidade humana e dos Direitos Humanos, trazendo o seu contributo específico. É não só um direito mas também um dever dar voz aos mais vulneráveis, em ordem a promover o bem comum e a justiça”, assinala o comunicado de imprensa.
A reunião apresentou ainda preocupações com a paz e a coesão social em vários países, com referências particulares à Ucrânia e à Bósnia-Herzegovina.
“As várias referências que foram feitas durante o encontro mostram que a reconciliação na Europa é um assunto extremamente atual e urgente. Deve focar-se não só em perdoar as divisões e os conflitos do passado mas também destinar-se à cooperação entre pessoas e nações”, pode ler-se.
Os participantes foram informados sobre o trabalho futuro do CCEE e a segunda edição das Jornadas Sociais Europeias, que vão decorrer em Madrid, de 18 a 21 de setembro.
OC

Comentários