Pular para o conteúdo principal

Papa em África: Quénia E a Primeira etapa

 Rádio Vaticana


O Papa Francisco Partiu na Manhã Desta quarta-feira dia 25 de novembro, das POR Volta 7h45, hora de Roma, parágrafo a 11ª Viagem Apostólica do Seu pontificado. O Santo Padre Chega Ao continente africano parágrafo Visitar o Quénia, o Uganda ea República Centro Africana. A um capital Primeira etapa de e Nairobi fazer Quénia:
País com cerca de 43 Milhões de habitantes, 80% dos Quais cristãos, o Quénia SITUA-se na África Oriental, debruçando-se uma Sudeste Sobre o Oceano Índico, e Fazendo Fronteira com o Sudão, um Etiópia, Somália um OE Uganda. O Seu Território estende-se POR Mais de 580 mil kmq e, Além do Lago Turkana e de Outros Pequenos lagos não Chamado Rift Valley, TEM TAMBÉM o Monte Quénia that FICA um capital cerca de 200 quilômetros da, Nairobi, e that mede 5.199m de altitude. E o Segundo Ponto Mais Alto da África, Depois do Klimandjaro, Que se Encontra na Vizinha Tanzânia. Dotado de hum Parque Nacional, o Monte Quénia foi inscrito em 1997, Pela UNESCO, na Lista do Património da Humanidade. Os SEUS Cumes glaciares e Encostas arborizadas, Constituinte, ao Lado das Praias lindas, Uma das atracções IMPORTANTES Turísticas fazer país.
Ex-colónia Británica, o Quénia acedeu a Independência a 12 de Dezembro de 1963. Mas, como Primeiras Cidades do país Terao Sido fundadas Pelos Árabes that iniciaram a Partir do Século XII INTENSAS Relações comercias com uma População africana da Região: kikuyos e masais. Desse Encontro surgiu uma cultura swahili, caracterizada Pela língua kiswahili (língua oficial Hoje faço país), e uma Pela RELIGIÃO Islamica.
Na altura OS portugueses ocuparam algumas Localidades da costa, mas were rechaçados Pelos sultões omanitas fazer Zanzibar. A Presença de Europeus Viria a intensificar-se em Finais do Século XIX, Quando o Quénia acaba POR tornar-se n'uma colónia Británica.
Em Finais da Segunda Guerra Mundial, OS kikuyos lutam Pela Independência that, dizíamos, se concretizou a 12 de Dezembro de 1963. Jomo Kenyatta, considerado o Pai da Independência, E eleito Presidente da República. Promove IMPORTANTES Reformas Políticas / Económicas e mantém boas Relações com Países Vizinhos OS Própria ea Grã-Bretanha.
Em 1978 morre Kenyatta e Daniel Arap Moi E E eleito Presidente. He prossegue POR Alguns ano uma Linha Política do Seu antecessor, mas em 1982, perante hum golpe de Estado falhado, endurece a Política sua, instituindo o mono partidarismo. Com O Fim da guerra fria, Como muitos Outros Países da África E introduzido o multi-partidarismo. Mas como Forças de Oposição Não Se entendem Entre si, e Moi E reeleito em 1992 e 1997. Em 2002 E substituído POR Mwai Kibaki.
Como Eleições de 2008 São marcadas POR violências étnicas. Graças à Mediação de Kofi Annan, ex-Secretário Geral da ONU Chegou-se um armistício ea hum hum Entendimento between como facções: Kibaki FICA Presidente EO Seu rival Odinga E nomeado Primeiro Ministro, Recém-Criado carga e sucessivamente abolido. Como Mais Recentes Eleições Gerais de 2013 were ganhas cabelo filho de Jomo Kenyatra, Uhuru Kenyatta.
A 2 de Abril Deste ano, o Quénia foi sacudido Por Um túmulo terrorista atentado: milícias fazer grupo islamista somali "Al-Shabab" irromperam, Durante A Noite, num dormitório do campus Universitário de Garissa, matando 150 dos Estudantes. O ataque foi considerado Uma represália contra o Governo de Nairobi, empenhado militarmente na Somália extremistas islâmicos contra, Autores de repetidos Ataques em Território queniano.
Do Ponto de vista económico, de salientar that o Quénia e Um dos MAIORES Exportadores Mundiais de Chá e de flores, rosas nomeadamente, cuja cultura foi introduzida em Época Mais Recente e de Que se fala de vez em when cabelo Trabalho duro e Perigoso that Sobretudo Mulheres exercem Nesse Domínio. O Turismo e also hum dos Pilares da Economia do país. A Moeda E um esterlina queniana, das UMA Moedas Mais fortes da África Oriental, USADA also não Somália e Sudão não.
Dizíamos que cerca de 80% dos quenianos São de RELIGIÃO Cristã: 32,3% destes São católicos um e 47,7% Protestantes São Paulo. Os restantes 20% pertencem a DIVERSAS OUTRAS Religiões.
Os Primeiros contactos dos quenianos com o cristianismo remontam a 1498 aquando da Passagem dos portugueses em Trânsito Para uma Índia. Testemunho disto E UMA Coluna encimada Por uma cruz em pedra, erigida POR Vasco da Gama em Malinde e Que Existe AINDA HOJE.
Em Finais de 1500 chegaram OS Missionários agostinianos that evangelizaram como Populações da costa. Mas em 1631, o sultão de Mombasa, Jerónimo Chingúlia Que se tinha convertido pingos Ao cristianismo, acaba POR revoltar-se contra cristãos e OS 150 PESSOAS Passam cabelo martírio. São OS chamados Mártires de Mombasa, cuja causa de beatificação ESTÁ em Curso.
A Verdadeira Expansão do cristianismo dar-se-á na Segunda Metade do Século XIX com a chegada dos padres do Espírito Santo Que se estabeleceram na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e cuja prefeitura Apostólica se estendia also Ao Quénia. Estava-se em 1860. Seguidamente chegam AO PAIS Diversos OUTRAS congregações Missionárias that em 1899 Missões Abrem tambem em Nairobi. 1899, marca, portanto, oficialmente, o Início da Evangelização, tendão Sido - diga-se de Passagem - o centenário comemorado em 1989.
Em 1927, um ano DEPOIS de Terem Sido criadas no país Quatro jurisdições eclesiásticas, São ordenados OS Primeiros Sacerdotes Nativos e em 1953 E instituída uma Hierarquia da Igreja Católica com a Criação das Dioceses de Nairobi, Nyeri, Kisumu e Meru. Quatro Anos Depois (1957) o país TEM O Seu Primeiro bispo queniano, D. Maurice Otunga that Iria Ser CRIADO cardeal em 1973.
O Papa João Paulo II visitou o país Três vezes: em 1980, 1985 (POR Ocasião fazer Congresso Eucarístico Internacional) E Depois em 1995 um parágrafo da Exortação Apostólica Entrega pós-sinodal "Ecclesia in África".
A Igreja católica não Quénia E, portanto, Uma Igreja Muito viva, Que teremos uma Oportunidade de conhecer Melhor com ESTA visita do Papa Francisco, visita Cujo Objectivo - sublinhou Francisco na SUA vídeo-Mensagem enviada previamente à População queniana - E Confirmar uma católica Comunidade SUA na fé em Deus e no Testemunho do Evangelho. Evangelho Que Ensina a Dignidade de Cada homem e mulher e nsa apela a abrir o Coração AOS Outros, especialmente AOS Pobres e Necessitados.  
(DA)

Comentários