Pular para o conteúdo principal

PASSEIO PELA OAB

Marcos Souto Maior *

A Legendária Ordem dos Advogados do Brasil Nasceu nsa ano de 1827 Pará impor Respeito e salvaguardar O Direito de Todos os advogados, Quando Dom Pedro I, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil em torno de SUA Categoria Profissional, tentadas inúmeras Aproximações Ao Império, Assinou Lei de 11 de agosto de 1827, ordenou a Criação de Dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, POR Aclamação unânime do Povo, Uma Na cidade de São Paulo, Outra na Cidade Olinda, tendão Sido imediatamente Publicada a Carta de Lei, assinada cabelo Chanceler -mor do Império do Brasil, Francisco Xavier Raposo de Albuquerque, e registrada como fls. 83 do Livro 1º de Cartas, Leis e alvarás.


EntreTanto, SOMENTE Apos uma vitória do Movimento armado that alçou Getúlio Vargas Ao Poder, um de SEUS Primeiros Atos de Presidente fóruns o Decreto n ° 19,408, datado em 18 de novembro de 1930, trazendo Uma enxurrada de modernidades, obrigando como Cortes de Apelação uma NÃO Mais admitir julgamentos secretos e, complementando o Desejo popular, Quase acidentalmente, nenhuma arte. 17, promoveu "um Verdadeiro milagre", dissera Conforme o Desembargador André de Farias Pereira. AINDA ASSIM, houve Quem dissesse Que a advocacia seria Concessão de privilegios, tal afirmado cabelo Procurador-Geral do Distrito Federal, influente amigo do ENTÃO ministro da Justiça do Governo Provisório, Oswaldo Aranha, O Que fóruns Suficiente parágrafo reconhecer-se, na oportuna Ocasião , o decreto presidencial e criara um Nossa Ordem dos Advogados do Brasil.

Neste Mês de de ano final, como 27 Seccionais da gloriosa OAB, Entram no Período das Eleições presidenciais dos advogados, Cujo Período eleitoral se estende desde o dia 16 de outubro Deste ano e término em 27 de novembro de 2015, n'uma festa efusiva e Democrática Onde OS Votos decidem OS mandatários fazer biénio 2016/2018. O meu xará, Marcus Vinicius Furtado Coelho, Atual presidente da OAB Federal, Disse: "Ó voto de CADA UM dos Advogados E ESSENCIAIS para á CONTINUA Construção de Uma Entidade voltada A História em Defesa da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Democracia e das Profissionais prerrogativas. »

Quem sonhou Ser advogado desde rapazinho, esperando o ritmo Chegar de raspar OS Cabelos sem trote da Faculdade de Direito, um Exemplo Deste that escreve, nos Faz voltar ao Passado Remoto, comparando como petições em Antigas MAQUINAS datilográficas, sem Poder errar nsa Textos e decisões , com Uso de carbono parágrafo duplicar O Que escrevíamos. Já o Acesso de Todos os Processos Antigos e OS em tramitação dependiam de ida e volta NAS Pequenas salas de atendimento, com Balcões Onde escorávamos OS cotovelos, enquanto OS Dedicados serventuários subissem num Tamborete parágrafo Pegar OS cadernos processuais escolhidos. A facilidade esperada, SOMENTE Aconteceu há cerca Mais de Três decênios, com a internet EO Computador ajudando diretamente o esforço do causídico, sem Sair do Escritório da Residência UO. Os gastos reduzidos Apenas o papel, Computador e tinta e, AINDA facilitando Mais o Acesso pleno à Jurisprudência da maioria dos Tribunais de Justiça do país, unificando OS entendimentos Pacificos e repetitivos.

Somos, sim, Dedicados e determinados nd Defesa intransigente dos Clientes, SEUS DIREITOS e convicções. E Rui Barbosa leciona: "A Profissão de advogado tem, AOS NOSSOS Olhos, Uma Dignidade Quase sacerdotal. Toda a vez Que a exercemos com A Nossa Consciência, consideramos desempenhada A Nossa Consciência, consideramos desempenhada A Nossa responsabilidade ".

* Advogado e desembargador aposentado, professor de Direito, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, ex-secretario de Cultura, Esporte e Turismo, ex- Secretário de Serviço Social, ex Diretor fazer UNIPÊ.

Comentários