Pular para o conteúdo principal

Grupo vocal formado por mulheres ressalta beleza da música folk no Theatro José de Alencar

Folk - Canções de Antigas Novidades está em cartaz no Theatro José de Alencar nos dias 26 e 31 de julho. O o grupo se apresenta com o músico instrumentista Aldenor Paiva ao piano e violão.

Foto: Divulgação
Em agosto, o grupo prepara-se para somar novas integrantes através de audição aberta ao público
Ao todo, 21 vozes femininas reverberam a cultura e a beleza da música folk. Essa é a proposta do Folk - Canções de Antigas Novidades, grupo vocal formado somente por mulheres, para 2016. O coro está em cartaz no Theatro José de Alencar nos dias 26 e 31 de julho.

O projeto, explica a direção do grupo, visa disponibilizar outros ambientes musicais para que o público fortalezense tenha cada vez mais acesso e opções a estilos, ritmos, sonoridades e, com isso, elabore cada vez mais o gosto e a apreciação musical.

Início
Em 2013, um projeto do diretor musical e fundador do Vitrola Nova, Carlos do Valle, pôs em cena o “Folk – Canções de Antigas Novidades”, com quatro cantoras convidadas (três delas integrantes do então recém extinto Grupo Asas (2001-2011)).

Em 2016, com a impossibilidade de duas das quatro cantoras continuarem no projeto, uma transformação marcaria positivamente a história do grupo: o quarteto foi transformado em coral de mulheres contando atualmente com 21 cantoras.
Muitas cantoras que fizeram parte do Grupo Asas, Vitrola Nova e outros corais da trajetória musical de Carlos do Valle, foram convidadas a formar o coro de música folk. Cada voz cumpre um papel relevante na timbragem, harmonização e diversificação das sonoridades e extensões vocais. Desde o começo, o grupo se apresenta com o músico instrumentista Aldenor Paiva ao piano e violão.

Em agosto, o grupo prepara-se para somar novas integrantes através de audição aberta ao público e posteriormente a preparação de seu recital de fim de ano, provisoriamente chamado de “Folk Vésperas”.

Carlos do Valle também planeja “dar um irmãozinho” para o coral de mulheres Folk. A previsão é que paralelo às audições para o Folk, aconteçam as audições de seu novo projeto, um coral de homens chamado “Cherry Boys”.

Repertório
O repertório vai de negro spirituals e tradicionais norte americanos até o folk de Bob Dylan, Joan Baez e o rock de The Animals. No bloco brasileiro, cantigas de roda, moda caipira e até uma peça de Patativa do Assaré (com Luiz Gonzaga), A Triste Partida – praticamente uma rapsódia sobre o retirante do sertão em busca de uma vida melhor – o que se espelha nos negro spirituals americanos onde os escravos cantavam também seus sonhos, esperanças e amarguras.  O repertório contempla, ainda, músicas em espanhol (uma espanhola e outra argentina) e até uma farewell song das Ilhas Fiji, cantada na língua original.

Apresentação - The House Of The Rising Sun
 

Saiba mais
A música “folk” tanto brasileira como estadunidense, latina e europeia, está o tempo todo sendo sugerida e encontra-se numa situação de “órbita.”
“O objetivo do recital é fixar o retalho que fazemos da música folk como apreciação cultural consciente e com isso gerar interesse do público na proposta e na música em si”, reflete o grupo.

A música folk (de folk lore - sabedoria popular) é música feita pela sociedade e passada culturalmente pelas gerações."

Serviço
Recital "Folk - Canções de Antigas Novidades"
Coral feminino (20 vozes)
Direção musical e artística: Carlos do Valle
Piano e violão: Aldenor Paiva
Duração 60 min.
Datas: 26 de julho (19h30) Foyer do TJA *
 e 31 de julho (17h) Foyer do TJA.
Ingressos: R$10 e R$20
*Participação de Vitrola Nova.

Com informações do Vitrola Nova

Comentários