Pular para o conteúdo principal

Iniciativa Positiva: Projeto Pirâmide do Bem e o trabalho de prevenção às drogas

Atitude inovadora em Fortaleza, o Projeto Pirâmide do Bem é uma iniciativa voluntária que leva palestras para dentro dos condomínios com o intuito de conscientizar acerca dos males que as drogas podem causar ao usuário, a família e a sociedade

Foto: Divulgação / Projeto
Imagem da primeira palestra do projeto. Público reunido e satisfeito com os ensinamentos
Por Márcia Rios
Atitude inovadora nos condomínios em Fortaleza, o Projeto Pirâmide do Bem é uma iniciativa voluntária que leva palestras para dentro dos condomínios com o intuito de conscientizar acerca dos males que as drogas podem causar ao usuário, a família e a sociedade.

A advogada e psicanalista, especialista em dependência química,  Rossana Kopf e o empresário, palestrante e ex-dependente químico Jorge Damasceno estão à frente do projeto atendendo a demanda de país e responsáveis que procuram orientação acerca do assunto.  O trabalho de levar palestras de prevenção ao uso de drogas já é realizado por eles em algumas escolas particulares da cidade e é com o intuito de atender a demanda de alguns pais que eles realizam esse trabalho de prevenção nos condomínios da cidade. As palestras ainda contam com a presença de Guilherme Walvaren, diretor da clínica Caminho da Luz.

Segundo Rossana, as palestras abordam o compromisso e o comportamento dos pais, a liberdade exagerada de crianças e jovens, a falta de limites... Na ocasião também é feita a orientação quanto a prevenção e o cuidado necessário dentro e fora de casa.

Experiência de Vida
Para Jorge Damasceno, que foi dependente químico  durante trinta anos,  a consciência dos pais de como é importante a conversa, a amizade, o respeito com o seu filho faz toda a diferença.  “As drogas deixam as pessoas doentes. Ela não está só dentro dos pontos de venda. Ela está dentro da nossa casa, na casa do vizinho. É a cerveja que está na geladeira, a garrafa de vinho, de uísque. Essas drogas que são aceitas pela sociedade podem se tornar uma doença e podem via a ser a porta de entrada para outras. È preciso que os pais conversem com seus filhos, que estejam presentes, que sejam amigos, os pais não podem perder seus filhos para as drogas”, alerta Jorge.

O palestrante também falou de como foi importante o apoio da família para sua recuperação. “Minha esposa Graça tem grande responsabilidade na minha recuperação. Mesmo nos meus momentos de maior desespero eu queria ter uma família. Tive vários casamentos que fracassaram. Eu gostava das minhas esposas, mas, não conseguia manter meus relacionamentos. Graça me aceitou e apostou que eu seria capaz, ela me levou para o caminho da recuperação, ela me deu uma segunda chance. Hoje eu tenho uma família. Tenho neto. Isso é o que imposta”, relata Jorge.

O controle emocional e a necessidade de reconhecer os males  que a doença acarreta são fundamentais para que uma pessoa que sofre com a dependência química procure ajuda. O projeto Pirâmide do Bem trabalha para evitar que mais pessoas sofram por essa causa.

Palestra
A primeira palestra  aconteceu no condomínio onde reside Gisele Frota. “Achei uma iniciativa ótima. Sou mãe de três filhos e reuni um grupo de amigos do meu filho mais velho para assistir a palestra. Eles falam da importância da família, da participação dos pais na vida de seus filhos. Os testemunhos são tocantes, uma lição de vida.

Damasceno e Rossana ressaltam a importância de um apoio maior do poder municipal, estadual e federal para um trabalho de prevenção maior. “Nosso trabalho é feito com amor e vontade. Não temos apoio. A prevenção deve ser feita pelas pessoas certas, pessoas que não estimulem o jovem a conhecer a droga. Vamos abrir as portas as prevenção. Chamem aqueles que querem ajudar”, alertam. Para eles, a liberação da maconha é um assunto de estrema importância. “A maconha traz malefícios séríssimos e não deve ser liberada, pontua Jorge.

Serviço:
Projeto Pirâmide do Bem
Contato: 85 987014691 ou (85) 986750699

Boa Noticia

Comentários