ONU convoca nova reunião para a paz na Síria


O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, emitiu esta semana um comunicado a dar conta de uma nova ronda de negociações para a paz na Síria, agendada para o próximo dia 16 de maio, em Genebra, na Suíça. Até agora, todas as iniciativas diplomáticas neste sentido fracassaram.

O anúncio de uma nova tentativa surge dias depois da Rússia e Irão (aliados do regime de Bashar al-Assad, e a Turquia (aliada dos rebeldes), terem assinado um acordo para a criação de «zonas de distensão», onde o governo e oposição terão de pôr fim aos confrontos durante seis meses.

Staffan de Mistura considera esta medida «um passo importante, promissor e positivo» e espera que o pacto «seja aplicado plenamente, dando lugar a uma redução significativa da violência e ao estabelecimento de condições favoráveis para as negociações intrassírias em Genebra».


Fátima Missionária

Comentários

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Herança do governo golpista

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo