Guia lista estabelecimentos comerciais acessíveis às pessoas com deficiência

guia acessivel
O guia é colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou ( FOTO: Divulgação/MTur )
Para tornar o turismo uma atividade mais democrática, o Guia Turismo Acessível reúne informações sobre estabelecimentos e atrações que oferecem recursos de acessibilidade. O guia é colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou.
O material está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Windows Phone, Apple Store e Google Play. A ferramenta faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas. Em Fortaleza, por exemplo, já há mais de 300 opções.
Entre 2006 e 2016, o ministério investiu mais de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais que atendem turistas com deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Em breve, a ferramenta será reestruturada e trará mais agilidade na colaboração dos usuários. “O guia é importante para facilitar a vida do turista que necessita de um serviço mais acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa realidade, tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.

Diário do Nordeste

Comentários

Mais Visitadas

O STF é uma vergonha

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências