Pular para o conteúdo principal

Livros sobre Dona Mocinha e Mário Gomes são lançados em bar de Fortaleza

Um bate-papo sobre a vida de Dona Mocinha e de Mário Gomes irá ocorrer nesta quarta-feira, dia 23, no Serpentina Bar & Cultura. Recentemente, as duas personalidades da cultura cearense ganharam biografias pela Coleção Terra Bárbara, publicadas pelas Edições Demócrito Rocha.  
 A jornalista Raphaelle Batista entrou em um processo de imersão sobre as percursos de Iraci de Souza Batista, a Dona Mocinha. Ícone de força no carnaval fortalezense, ela fundou tradicional bar, que leva seu nome, na Praia de Iracema, além de ser uma das criadoras da escola de samba Girassol, no fim da década de 1970.
Foto: Daria Gabriel, em 08/02/2010
A trajetória de Dona Mocinha passa pela valorização do samba no Ceará e pelo fortalecimento do Carnaval na Cidade. Mocinha deixou os sambas e os carnavais de Fortaleza em abril de 2011.
Já a biografia do poeta Mário Gomes é resultado de uma pesquisa da também jornalista Ethel de Paula. O andarilho, que morreu em dezembro de 2014, se transformou em uma figura conhecida pelas ruas de Fortaleza, principalmente, por quem frequentava a Praça do Ferreira e Centro Dragão do Mar.
A partir das 19 horas, as autoras irão conversar com o público sobre a vida dos biografados e sobre o processo de pesquisa que resultou nos livros.
Serviço
Quando: quarta-feira, 23 de agosto, às 19 horas
Onde: Serpentina Bar & Cultura (avenida Heráclito Graça, 760 - Centro)
Redação O POVO Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …