Pular para o conteúdo principal

Evento leva debates do universo nerd para a Livraria Cultura

Fãs de filmes, séries, games e quadrinhos irão se reunir neste sábado, na Livraria Cultura de Fortaleza, para uma sequência de debates lúdicos sobre diversos temas. Das 13 horas às 21 horas, o evento, com entrada gratuita, vai reunir blogueiros e fãs da cultura nerd para a terceira edição do "Batalhas Nerds", com embates sobre
temas, como "Marvel versus DC", "Studio Ghibli versus Disney", "Tim Burton versus Tarantino" e "Marvel nas telas versus DC nas telas". 
O "Batalhas Nerds" nasceu em 2014, inspirado nos debates das redes sociais em que temas, como "melhor filme do ano" ou "melhor quadrinho", sempre rendiam debates acalorados. "Antigamente, fazíamos, todos os anos, o evento com palestras do Dia do Orgulho Nerd", explica Maurício Aragão, dono da S1 Produções, empresa que organiza o "Batalhas Nerds". "Em uma edição, mudamos o conceito do evento para algo mais interativo, saindo de palestras e indo para os debates", conta, mostrando o fluxo que o evento tomou.
 
De lá pra cá, duas edições do Batalhas já aconteceram, criando embates lúdicos entre duas pessoas sobre um tema específico. Enquanto isto, o público define quem é o vencedor. Marício conta que as "brigas" sempre surpreendem e trazem resultados inusitados. Foi como aconteceu na segunda edição, quando uma batalha com a temática de jogos de videogame deu empate e não se sabia como resolver. "Ela teve que ser decidida com um dado, foi bem inusitado", lembra.
 
Para esta terceira edição, o público pode esperar algumas novidades. Pela primeira vez, um debate vai acontecer fora do formato tradicional de dupla. Três pessoas irão discutir qual a melhor animação japonesa: "Naruto", "One Piece" ou "Dragon Ball". Nos intervalos da programação, pequenas batalhas de cinco minutos vão envolver o público levando-os ao palco para o debate. Além disto, o evento vai receber uma ação especial para o lançamento do DVD do longa-metragem de 2017 "Mulher-Maravilha".
 
O mercado nerd em Fortaleza
 
Se dos anos 1980 ao início dos anos 2000 o público nerd sofreu com preconceito, hoje a situação é bem diferente. O mercado cresceu bastante nos últimos anos e vive, agora, o seu auge, segundo a avaliação de Maurício.
 
"Quando nós começamos com a S1 Produções, só existíamos nós e o pessoal do Sana fazendo eventos e trabalhando com a cultura nerd em Fortaleza”, observa. "Hoje você vê milhares de grupos, até alguns de nicho que só trabalham com um tema específico, como "Harry Potter", por exemplo."
 
A S1 Produções também participa da organização da festa de Game of Thrones no Órbita Bar. Foto: Yago Resende / Divulgação
 
Ele avalia ainda que até o público tem sofrido modificações de perfil nos últimos tempos. O sucesso de filmes, séries e games tem chamado a atenção de pessoas que estão fora do nicho assumidamente nerd. A diferença, conta Maurício, é que um nerd é alguém que pesquisa e se envolve com uma temática específica, enquanto o público comum consome sem a necessidade deste aprofundamento. "Hoje, a gente faz eventos, como a festa de Game Of Thrones no Órbita, que respeita o público nerd, mas de uma forma que também alcança o consumidor comum".
 
E a tendência é que essa união dos públicos continue crescendo em 2018. O organizador do "Batalhas Nerds" revela que o planejamento, até o momento, é que o ano que vem traga parcerias com outras produtoras da Cidade para fortalecer o mercado em Fortaleza e abarcar um público ainda maior.
 
 
Serviço
 
Batalhas Nerds
Quando: sábado, 23 de setembro, a partir das 13 horas
Onde: Livraria Cultura
Gratuito.
1º Batalha - 13h
Disney x Studio Ghibli
2º Batalha - 13h50min
 Tim Burton x Tarantino
3º Batalha - 14h40min
Adventure Time x Steven Universe
4º Batalha - 15h30min
Cães da cultura pop  x Gatos da cultura Pop
5º Batalha - 16h20min
 80’s x 90’s
6º Batalha - 17h20min
 LoL x Dota
7º Batalha - 18h30min
Naruto x One Piece x Dragon Ball
8º Batalha - 19h40min
Marvel nas telas x Dc nas telas
IURY FIGUEIREDO
O Povo

Comentários