Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza inaugura a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, nesta terça-feira (24/10), às 17h

A Prefeitura de Fortaleza inaugura a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, nesta terça-feira (24/10), às 17h. O novo equipamento, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), vai oferecer para a comunidade do Conjunto Ceará acervo e estrutura física para a criançada.
A biblioteca inicia suas atividades com um acervo aproximado de 4 mil livros infantis, entretanto a Secultfor ainda está em processo de aquisição dos periódicos. O local conta ainda com telecentro, disponibilizando cinco computadores de acesso livre; sala multiuso; brinquedoteca; banheiro feminino, masculino e acessível; copa; além de um parque infantil no jardim do equipamento. A estrutura foi montada pela Secultfor em parceria com Secretaria Regional V, Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor), responsável pelo projeto paisagístico do jardim da biblioteca.
O titular da Secultfor, Evaldo Lima, explica que o equipamento faz parte de um política de valorização do livro, da leitura, de incentivo à literatura desenvolvida pela Secultfor. “O espaço da biblioteca é mágico, produz o encantamento e pode favorecer a incursão das crianças no universo dos livros. A biblioteca presta ainda uma importante homenagem à Herbênia Gurgel que dedicou a sua vida a esta causa, dirigindo por muitos anos a Biblioteca Municipal Dolor Barreira”, ressaltou.

Grafite

Durante a inauguração, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude realizará uma ação do projeto Biblioteca Itinerante, oferecendo atividades de incentivo à leitura ao público presente. Simultaneamente, o grafiteiro Tubarão VTS fará um grafite com a temática infantil.

Homenagem

Maria Herbênia Gurgel Costa nasceu na cidade de Acopiara, em 17 de setembro de 1957. Casou em 1981 e teve duas filhas. No mesmo ano de seu casamento, se formou em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou como bibliotecária na Bolsa de Valores entre 1983 e 2009, assumindo a diretoria da Biblioteca Municipal Dolor Barreira em 2009. Foi Presidente do Conselho de Biblioteconomia do Ceará de 2012 a 2014. Herbênia Gurgel faleceu em 03 de abril de 2017, em Fortaleza.

Serviço

Inauguração da Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Data: Terça-feira (24/10)
Horário: 17h
Endereço: Rua 531, 25, 2ª etapa do Conjunto Ceará

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …