Pular para o conteúdo principal

7 fanfics de sucesso da literatura para o cinema

Por AdoroCinema
As ficções de fã que deram certo.
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
George Lucas tanto estimulou as fanfics que elas se tornaram um fenômeno nas últimas décadas — muito embora já existissem antes. Conheça algumas ficções de fãs importantes com repercussão importante no audiovisual.
Leia mais
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
1. Cinquenta Tons
Cinquenta Tons é fanfic de Crepúsculo
2. Os Instrumentos Mortais
Os Instrumentos Mortais é fanfic de Harry Potter
3. Romeu e Julieta
Romeu e Julieta é fanfic de um poema do século 16
4. Orgulho e Preconceito e Zumbis
Orgulho e Preconceito e Zumbis é fanfic de Orgulho & Preconceito
5. Voldemort: Origins of the Heir
Voldemort: Origins of the Heir é fanfic de Harry Potter
6. The Problem of Susan
The Problem of Susan é fanfic de As Crônicas de Nárnia
7. Prelude to Axanar
Prelude to Axanar é fanfic de Star Trek
Bônus: A Liga Extraordinária
Veja também
1/17
Cinquenta Tons de Cinza, a série de livros eróticos cuja adaptação cinematográfica chega ao fim com a grande estreia dessa semana, Cinquenta Tons de Liberdade, pertence a um segmento bem particular de histórias popularmente conhecidas como fanfics.
Para quem não conhece o termo, fanfic é o termo usado para as ficções de fãs. Ou seja, histórias que reinventam uma obra cultuada — como foi o caso de E.L. James ao escrever a série Cinquenta Tons — ou apenas estendem o seu universo, por meio de continuações, narrativas paralelas etc.
É preciso seguir uma cartilha rigorosa para fazer fanfics de Star Trek sem sofrer sanções penais.
A ideia de fanfic se popularizou com o sucesso mundial de Star Wars, quando fãs começaram a escrever histórias baseadas no universo fantástico criado por George Lucase o próprio autor passou a estimulá-las. Outra franquia espacial de sucesso, Jornada nas Estrelas seguiu o caminho oposto e só passou a aceitar fanfics inspiradas na obra de Gene Roddenberry após uma verdadeira batalha judicial, e após estabelecer uma série de critérios para permissão do uso de sua marca em filmes de fãs.
Como o exemplo de Cinquenta Tons aponta, essa ideia se expandiu e possui seus exemplos de sucesso que migraram da literatura para o cinema. Descubra, acima, outras fanfics famosas, suas inspirações e se surpreenda com um verdadeiro clássico literário, tantas vezes adaptado ao cinema (à televisão, ao teatro...) e que foi inspirado na criação de outro artista.
Cinquenta Tons de Liberdade Trailer Legendado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/