Hoje, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica começa a Quaresma


(ACI).- A Igreja Católica inicia hoje, com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Do mesmo modo, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com cinzas. Atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na testa com as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.
Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, apresentada no dia 6 de fevereiro e intitulada “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos”, o Papa Francisco lançou um convite a “a empreender com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração”.
“Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”.

Comentários

Mais Visitadas

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Capela revestida por milhares de ossos é ponto turístico excêntrico em Portugal

João Carlos Marinho, o gênio dos livros

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019