Pular para o conteúdo principal

Pantera Negra, primeiro super-herói negro da Marvel, ganha seu filme solo

SUPER TRAJE Feito de vibranium, a roupa do Pantera Negra ajuda nos seus sentidos aguçados e possui garras retráteis FOTO DIVULGAÇÃO
SUPER TRAJE Feito de vibranium, a roupa do Pantera Negra ajuda nos seus sentidos aguçados e possui garras retráteis FOTO DIVULGAÇÃO
Desde sua criação, em 1966, por Stan Lee e Jack Kirby, Pantera Negra é um marco para os quadrinhos, sendo não apenas o primeiro herói negro. É, também, africano e rei da nação mais tecnologicamente avançada do mundo, Wakanda. Ele surgiu no auge das manifestações pelos direitos civis da população afro-americana. Após 50 anos, o personagem passa a ser uma referência também nos cinemas como o primeiro protagonista negro de um filme da Marvel Studios. Assim, o longa representa algo maior que a temática de super-herói e as cenas de ação comuns no gênero.
Para se ter ideia, em 2017 foi compartilhado o vídeo de um grupo de amigos celebrando o pôster e o filme, cujo elenco é composto quase integralmente por astros negros. Um dos rapazes comenta: “Nós estamos vendo esse pôster incrível e a nossa conclusão é que essa é a sensação que os brancos têm o tempo todo, desde o começo do cinema. Isso que sentimos é empoderamento e representatividade”. O vídeo viralizou, recebendo mais de 120 mil curtidas.
Isso confirma a frase do crítico de cinema Éric Rohmer: “todo filme é um documento de sua época”. Com Pantera Negra, que estreia amanhã, 15, um público carente por boas histórias protagonizadas por negros se satisfaz com um personagem que os representa.
Na aventura filmada por Ryan Coogler, a tarefa de T’Challa/Pantera Negra é manter sua nação coesa, após a morte de seu pai, o antigo rei - como visto em Capitão América: Guerra Civil (2016). Mas um vilão interessado nas riquezas de Wakanda, o Garra Sônica, abalará a paz de T’Challa, que precisa ainda deter a crueldade de um conterrâneo vingativo, Erik Killmonger.
O principal destaque dessa jornada é o elenco, majoritariamente negro, com exceção de Andy Serkis e Martin Freeman. Chadwick Boseman, no papel principal, além de Lupita Nyong’o e Michael B. Jordan são só alguns nomes que integram o grupo de protagonistas. E todos falaram sobre o filme com emoção, demostrando que, assim como o público, eles esperavam por um sucesso feito por astros negros.
Para o pesquisador de história do Hip Hop, Lucas Ferreira, o filme ainda se destaca por construir uma homenagem à cultura africana, já que tem detalhes de cenários, figurinos e sotaques como representações do continente. “O filme se torna uma viagem para a África e seus costumes. O designer de produção conseguiu recriar de maneira futurista os cenários do país fictício Wakanda com inspirações que partem de construções comuns na África, misturado com tecnologia de ponta. Quanto às pinturas corporais e à música, podemos confirmar que foi feita com total devoção”, diz.
A publicitária Vitória Salviano conta que Pantera Negra nasceu revolucionário. “É um filme que está marcando essa geração. Observe as Dora Milaji (guarda real), como elas são guerreiras fortes e inteligentes. Isso que é notabilidade”.
Ela afirma que Pantera Negra, sendo um filme de herói, é também uma obra de arte que não foge ao que promete em representatividade. E faz isso de maneira discreta em meio a um espetáculo de blockbuster. Essa estreia faz com que se espere mais respeito em um mundo ainda desigual com os negros.
DICA
O Pantera retorna aos cinemas em maio, em Os Vingadores: Guerra Infinita, dos Irmãos Russo. O filme conta ainda com o Doutor Estranho, Homem-Aranha e Os Guardiões da Galáxia
NAÇÃO WAKANDA
1. Zuri – líder espiritual da nação 2. Killmonger – vilão nativo de Wakanda. Foi exilado do país 3. W'Kabi - chefe de segurança de Wakanda e melhor amigo de T'Challa 4. Nakia - A espiã vive em missões fora de Wakanda para captar informações 5. T’Challa – Depois da morte de seu pai, o herói é o próximo na sucessão do trono. 6. Ramonda - Mãe de T'Challa e Shuri. Fará tudo para manter a paz no país 7. Okoye - líder do exército especial de Wakanda, formado apenas por mulheres 8. Shuri - é a irmã mais nova de T'Challa e a segunda na linha de sucessão  

O Povo

Comentários