Pular para o conteúdo principal

I Feira da Literatura Cearense acontece em março no CCBNB

xico sá
Xico Sá é um dos convidados da I Feira da Literatura Cearense no CCBNB
Fortaleza recebe mais uma atividade voltada à literatutra entre os dias 8 e 10 de março. Trata-se da I Feira da Literatura Cearense, encontro com autores dos mais diversos gêneros e expressões literárias no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).
 
O evento é uma oportunidade para as editoras e autores locais apresentarem seus projetos editoriais, autorais, gêneros e os espaços conquistados nos últimos anos.  “A I Feira da Literatura Cearense vem no momento atual do mercado brasileiro e do Ceará se adaptar a uma nova realidade econômica. São os mesmos produtores Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece há sete anos, porém com uma visão e ação destinado a literatura local, até o mercado nacional se refazer economicamente.” explica Almir Mota, o coordenador geral do evento.
 
participação feminina é destaque na programação com 17 escritoras em lançamentos, bate-papos e oficinas literárias. Na abertura, quinta-feira (08), às 10h, acontece exposição e venda de livros, seguido do lançamento “Revirando meu guarda roupa” com a autora Fernanda Façanha e "Um Vestido para Tutti", com Tânia Dourado. Haverá ainda a presença das autoras Mara Monteiro, Isabel Golveia, Clara Lêda, Evan Bessa, Fátima Lemos, Francinete Azevedo, Sônia Nogueira, Arlene Portelada e Socorro Acioli, encerrando a Feira com o lançamento "Diga, Astragud". 
 
Evento contará com lançamentos e debates
 
Nesta primeira edição da feira, os organizadores reuniram um elenco de 17 editores e 33 escritores, grupos literários, contadores de histórias e músicos para tornar a programação ainda mais dinâmica e atrativa. O veterano escritor e músico cearense Eugênio Leandro realiza show e relançamento do livro Rei Piaú, em seus quarenta anos de carreira. 
 
Haverá também um bate-papo com lideranças sociais como o Preto Zezé da Central Única de Favelas (Cufa) passando por apresentações de "O Sarau Pescaria" com o Grupo Literário Pescaria, de Varjota/CE, o debate "Desafios do Mercado Editorial Alternativo no Ceará", com os escritores e editores Alan Mendonça, Talles Azigon e Raymundo Netto, e exposição de livros, recitais de poesia e vários encontros literários como o que acontecerá com o jornalista e escritor Xico Sá, dia 09 de março, às 19h.
 
No total, serão 12 lançamentos de livros, que alcançam abordagens acadêmicas como o livro "Avaliação de Educação, Desempenho Escolar e Gestão Pedagógica" dos professores Casemiro Campos, Fabricia Viana e Eliana Alves.
 
Realizado pela Casa da Prosa, I Feira da Literatura Cearense tem o objetivo de aproximar, valorizar e evidenciar a produção literária local, editoras e autores já destacados no cenário nacional e novos talentos. 
 
O projeto é uma realização da Casa do Prosa com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, e Enel, através da Lei do Mecenato da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.
 
Mais informações
 
I Feira da Literatura Cearense
Quando: de 8 a 10 de março de 2018
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560 - Centro)

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…