Lançamento do livro “Mamãe tem Câncer”será hoje no Centro Dragão do Mar


O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer


A autora e médica oncologista Carolina Gifoni Foto: Divulgação / Assessoria

A sensibilidade de tocar em um tema que dói para crianças e adultos, com delicadeza e a possibilidade de dois finais distintos. A médica oncologista Ana Carolina Leite Gifoni percebeu, em sua experiência tratando pessoas com câncer, que a relação entre a mãe-paciente e os filhos merece especial atenção por parte dos profissionais e demais adultos envolvidos.
Desenhou, então, uma narrativa protagonizada por uma mãe com câncer, seu filho e um amigo dele, cuja mãe também estivera doente. O livro infantil ajuda a elaborar temas como transformações e sintomas, tratamento, amor, medo da perda e morte.
A história conta com ilustrações de Klévisson Viana, artista visual que traduziu em traços e cores a trajetória dos personagens.
A obra será lançada no próximo dia primeiro (01.02.2018), uma quinta-feira, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar. O evento contará com a participação, além dos autores, dos médicos Markus Gifoni e Álvaro Leite, do professor de Sociologia e Filosofia, André Haguette e do música Cristiano Pinho, que tocará, entre outras melodias, Espacial, de Belchior, acompanhando a sobrinha de oito anos da autora.
Toda a renda da venda do livro será destinada a instituições que tratam de forma beneficente o câncer, como Santa Casa de Misericórdia e Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).
“Na prática da oncologia, fazemos vínculos mais profundos com o paciente e suas famílias. A partir daí, pensamos o livro para suscitar o debate sobre a questão: como falar a respeito de uma doença grave e seus possíveis desdobramentos, em família, com as crianças?”, afirma a autora, Carolina Gifoni. Ela reforça que o tema diz respeito a pacientes, suas famílias, e especialistas, como pediatras, psicólogos, psiquiatras, educadores, filósofos e os oncologistas.

A Obra

O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer. Eles trocam experiências e se apoiam mutuamente. Os pais procuram de diferentes maneiras explicar às crianças o amor, os sintomas e a questão da finitude da vida.

Os Autores

Ana Carolina Gifoni
Nasceu em 1979, em Fortaleza e, desde 2013, trabalha como oncologista clínica na Cidade. A convivência com famílias e pacientes em tratamento, os vínculos desenvolvidos através dessa relação, a compreensão que o câncer influencia os mais diversos aspectos da vida, levando a preocupações familiares com os aspectos da terminalidade, e a percepção do forte amor que existe entre mãe e filho a levaram a escrever essa narrativa, sua primeira incursão no mundo das letras. “Ficarei feliz se essa história ajudar a diminuir a distância e facilitar a comunicação entre pais e filhos que percorrem juntos essa jornada”, explica.

Klévisson Viana
Escritor, ilustrador, cordelista, artista gráfico e editor, que “nunca quis fazer outra coisa na vida a não ser escrever e ilustrar livros”, conta ele. A paixão pelos livros e narrativas cresceu e, há 20 anos, ele também é proprietário da Tupynanquim Editora, projeto editorial próprio que lança esse título no mercado.

Serviço

Lançamento do livro Mamãe tem câncer
Dia 1° de fevereiro às 19h no auditório do Centro Dragão do Mar

Com informações da Assessoria do Evento
Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado