Pular para o conteúdo principal

Lançamento do livro “Mamãe tem Câncer”será hoje no Centro Dragão do Mar


O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer


A autora e médica oncologista Carolina Gifoni Foto: Divulgação / Assessoria

A sensibilidade de tocar em um tema que dói para crianças e adultos, com delicadeza e a possibilidade de dois finais distintos. A médica oncologista Ana Carolina Leite Gifoni percebeu, em sua experiência tratando pessoas com câncer, que a relação entre a mãe-paciente e os filhos merece especial atenção por parte dos profissionais e demais adultos envolvidos.
Desenhou, então, uma narrativa protagonizada por uma mãe com câncer, seu filho e um amigo dele, cuja mãe também estivera doente. O livro infantil ajuda a elaborar temas como transformações e sintomas, tratamento, amor, medo da perda e morte.
A história conta com ilustrações de Klévisson Viana, artista visual que traduziu em traços e cores a trajetória dos personagens.
A obra será lançada no próximo dia primeiro (01.02.2018), uma quinta-feira, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar. O evento contará com a participação, além dos autores, dos médicos Markus Gifoni e Álvaro Leite, do professor de Sociologia e Filosofia, André Haguette e do música Cristiano Pinho, que tocará, entre outras melodias, Espacial, de Belchior, acompanhando a sobrinha de oito anos da autora.
Toda a renda da venda do livro será destinada a instituições que tratam de forma beneficente o câncer, como Santa Casa de Misericórdia e Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).
“Na prática da oncologia, fazemos vínculos mais profundos com o paciente e suas famílias. A partir daí, pensamos o livro para suscitar o debate sobre a questão: como falar a respeito de uma doença grave e seus possíveis desdobramentos, em família, com as crianças?”, afirma a autora, Carolina Gifoni. Ela reforça que o tema diz respeito a pacientes, suas famílias, e especialistas, como pediatras, psicólogos, psiquiatras, educadores, filósofos e os oncologistas.

A Obra

O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer. Eles trocam experiências e se apoiam mutuamente. Os pais procuram de diferentes maneiras explicar às crianças o amor, os sintomas e a questão da finitude da vida.

Os Autores

Ana Carolina Gifoni
Nasceu em 1979, em Fortaleza e, desde 2013, trabalha como oncologista clínica na Cidade. A convivência com famílias e pacientes em tratamento, os vínculos desenvolvidos através dessa relação, a compreensão que o câncer influencia os mais diversos aspectos da vida, levando a preocupações familiares com os aspectos da terminalidade, e a percepção do forte amor que existe entre mãe e filho a levaram a escrever essa narrativa, sua primeira incursão no mundo das letras. “Ficarei feliz se essa história ajudar a diminuir a distância e facilitar a comunicação entre pais e filhos que percorrem juntos essa jornada”, explica.

Klévisson Viana
Escritor, ilustrador, cordelista, artista gráfico e editor, que “nunca quis fazer outra coisa na vida a não ser escrever e ilustrar livros”, conta ele. A paixão pelos livros e narrativas cresceu e, há 20 anos, ele também é proprietário da Tupynanquim Editora, projeto editorial próprio que lança esse título no mercado.

Serviço

Lançamento do livro Mamãe tem câncer
Dia 1° de fevereiro às 19h no auditório do Centro Dragão do Mar

Com informações da Assessoria do Evento
Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …