Pular para o conteúdo principal

Bate papo interativo desvenda mitos e verdades sobre o câncer

O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, referência em oncologia no estado, promoverá na próxima quarta-feira (17/04), às 09h, no auditório, um Bate Papo sobre mitos e verdades do câncer, aberto a comunidade, pacientes, acompanhantes e demais interessados. Profissionais da saúde especialistas em câncer irão realizar perguntas e respostas e tira dúvidas de forma dinâmica. O intuito do evento é alertar os participantes sobre os cuidados que cada pessoa deve ter com a saúde e a busca de um especialista regularmente. Na ocasião será realizado sorteio de brindes.
Comandado por uma equipe multidisciplinar Carone Alves – Nutricionista, Cândida Otília – Fisioterapeuta e Emanuelly Mota – Psicóloga, a conversa responderá perguntas como “câncer é contagioso? O tabaco causa apenas câncer de pulmão? Um paciente com câncer de próstata tem perda de masculinidade? Se eu faço o autoexame de mama todos os meses, não preciso fazer a mamografia? Alimentos cozidos em forno de micro-ondas provocam câncer?”, essas e outras dúvidas serão esclarecidas. A iniciativa é uma maneira de alertar a população que mudanças simples no dia a dia, podem prevenir a doença e levar a pessoa a uma maior qualidade de vida.
Infelizmente os casos de câncer no Brasil têm sido cada vez mais frequentes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa para este ano é de 165.580 novos casos de câncer, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres. Para o biênio 2018/2019 em números de casos novos de câncer por sexo masculino são: próstata 68.220, traqueia, brônquios e pulmão 18.740, intestino 17.380 e nas mulheres: mama: 59.700, intestino 18.980, colo do útero: 16.370. Já o câncer de pele, mais frequente no Brasil corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país e apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

A saúde começa na mesa

Podemos dizer que a prevenção inicia-se na mesa? Sim. Ao modificar a alimentação, consumindo opções mais saudáveis, se promove saúde e consequentemente, prevenindo o aparecimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer. Deve-se, portanto, incluir alimentos como peixes, frango, ovos, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, etc. É o que relata a equipe de nutrição do CRIO.
De acordo com a Dra. Carone Alves, especialista em nutrição oncológica, em relação ao consumo de carnes, deve-se ter uma atenção, principalmente, as carnes ultra processadas, a exemplo das carnes de hamburgueres e embutidos (salsichas, mortadelas, linguiças), devem ser evitadas, pois possuem aditivos e substâncias prejudiciais que contribuem para o aparecimento de canceres. A carne vermelha em si é rica em gorduras e demora mais tempo para ser digerida em nosso organismo, portanto, recomenda-se comer até 2x por semana. A carne do sol está relacionada com o câncer de estômago devido ao seu método de conservação. Dessa forma, seu consumo deve ser moderado. E o consumo deve estar associado a uma maior ingestão de fibras como salada preferencialmente crua e frutas com casca.

Conheça o Centro Regional Integrado de Oncologia

O CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Estado do Ceará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon. Sendo referência em Oncologia no estado, realiza anualmente mais de 160.000 atendimentos, sendo responsável por 53% da Radioterapia e 24% da quimioterapia do estado. Atende a mais de 170 municípios sendo seu atendimento destinado em 85% para pacientes do SUS.
O CRIO atua desde a prevenção ao tratamento paliativo do câncer tendo como marca principal, a humanização. Todo o trabalho desenvolvido no CRIO, tem por base a interdisciplinaridade, a transparência, o respeito ao ser humano, a dedicação, seriedade e segurança tanto de seus clientes como de seus colaboradores.

Centro de Pesquisa Clínica

Contribuindo para a prática de uma medicina de melhor qualidade, baseada em evidências científicas, o CRIO participa como centro de pesquisa clínica de vários ensaios clínicos randomizados multicêntricos, com a responsabilidade e no compromisso de auxiliar na busca por novos tratamentos e conquistas tecnológicas de novas drogas.

Centro de Estudos

O CRIO é hoje, um importante campo de estágio e pesquisa para estudantes de várias universidades, além de residência multiprofissional em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

Serviço

Bate Papo Interativo sobre diversos tipos de câncer
Dia: 17/04 (terça-feira)
Horário: 09h
Auditório do CRIO
Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne
Fone (85) 3521-1537 / 9.9690-0550
Aberto ao público
Com informações da Assessoria do Evento

Boa Notícia

Comentários