Pular para o conteúdo principal

História da Ordem do Santo Sepulcro é lançada no Brasil em livro bilíngue

Livro ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’ / Foto: Divulgação
(ACI).- A história da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém estará disponível em português, a partir do dia 20 de maio, quando acontecerá o pré-lançamento de um livro bilíngue de autoria de Mons. André Sampaio de Oliveira, evento que contará com a presença do grão-mestre da Ordem, Cardeal Edwin O’Brien.
A obra, intitulada ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’, conta a história de uma das mais tradicionais e antigas organizações leigas da Igreja Católica, fundada em data incerta, muito provavelmente à época das Cruzadas, e surgiu devido a certa dificuldade de encontrar conteúdo em português sobre a instituição.
“Este livro começou a ser escrito há 15 anos”, lembra Mons. André, que é diplomata e decidiu contar a história da Ordem do Santo Sepulcro quando estava a serviço da Santa Sé na Nigéria.
“Há várias publicações em italiano, francês e inglês, mas em português, nenhuma, então decidi escrever uma apostila para que damas e cavalheiros conhecessem as raízes da organização para a qual estavam entrando”, contou o sacerdote.
Com o passar dos anos, a apostila acabou se transformando em um livro bilíngue, português-inglês, publicado pela Editora MM.
Na obra, conforme indica a editora, “mais do que a trajetória de uma importante organização religiosa”, sua história e missão, conta-se também “parte da história da própria humanidade”.
O autor do livro, Mons. André Sanpaio de Oliveira, é natural do Rio de Janeiro, tendo nascido, por coincidência, na Paróquia do Santo Sepulcro, em Madureira. Foi ordenado sacerdote em 1997 e, no ano seguinte, ingressou na Escola Diplomática da Santa Sé.
Como diplomata, serviu à Santa Sé em missão à Tailândia, Nigéria e Lituânia, para em seguida assumir o cargo de secretário da Nunciatura Apostólica na Colômbia.
Atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, juiz do Tribunal Eclesiástico no Rio de Janeiro, prior-coadjutor da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – onde recebeu a condecoração da Concha do Peregrino e o título de comendador – professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio e professor do Pontifício Instituto de Direito Canônico.
O pré-lançamento de ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’ acontecerá no dia 20 de maio, no Edifício João Paulo II, Glória, Rio de Janeiro (RJ). O evento faz parte da programação da visita oficial ao Brasil do grão-mestre da Ordem, Cardeal Edwin O'Brien.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08