Pular para o conteúdo principal

História e ficção

Paulo Eduardo Mendes*
Resultado de imagem para Paulo Eduardo Mendes
Encontro com a história e a ficção. Limites bem coordenados por Seridião Correia Montenegro, na produção de mais um livro. Rota de escritor em viagem maravilhosa pela estrada do tempo. A elegância narrativa enfocando "Massada - Heroísmo e Morte na Guerra entre Judeus e Romanos". O leitor não consegue ler sem emoção. A persecução do objetivo surge precedida de entusiasmo incomum. Tem-se uma época bem definida.
A arte e o talento de escritor fazem de Seridião um autêntico roteirista de filme épico. Belíssima história em que nos situamos lado a lado com as tropas de Judeus e de Romanos, revelando o verdadeiro amor pela pátria, pelo rincão e pela família. Luta de valor incontestável destacando a fibra e o heroísmo como tônicas do ser humano. Relato sublime do escritor detalhista que consegue repassar a sublimidade do amor patriótico, fraterno e familiar num aconchego de profundos laços de solidariedade cuja beleza empolga. "Massada - Heroísmo e Morte na Guerra entre Judeus e Romanos" tem a ternura de uma convivência forte aos que amam com a sinceridade dos puros de coração. Temática histórica e viva na seara de servir de exemplo. Seridião Correia Montenegro integra Academias de Letras e mostra, à farta, ser um estudioso da problemática do que se contém na história.
História e ficção reunidas numa homenagem materna à inesquecível Maria Hilma Correia Montenegro. Ela faria 100 anos e sempre revelava a esperança de encontrar o escrito de seu filho contando exatamente a história do Monte Massada. Um presente raro no aniversário post mortem de dona Hilma.
*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08