Pular para o conteúdo principal

Catador monta biblioteca comunitária para crianças com livros achados no lixo

Olhe ao seu redor: sempre há algo que pode ser feito pelo bem de todos

O colombiano Jose Alberto Gutierrez, de Bogotá, montou uma biblioteca comunitária para crianças com livros encontrados no lixo.
Tudo começou há 20 anos, quando ele achou uma cópia de “Ana Karenina”, de Leon Tolstoi, um livro clássico da literatura mundial.
Hoje, aos 55 anos, ele tem mais de 25 mil livros empilhados no piso térreo de sua casa. A biblioteca é aberta ao público e não cobra taxa para empréstimo dos livros.
colombiano biblioteca livros crianças
E pensar que Jose era chamado de ‘louco’ pelos outros catadores, por revirar sacolas e cestas de lixo em busca de mais um livro para sua biblioteca comunitária. As manchetes dos jornais locais o chamam de “Senhor dos Livros” – bem mais justo do que o adjetivo louco.
A fama trouxe mais livros para sua biblioteca. Vire e mexe aparece alguém na casa de Jose querendo doar um livro. 📚
colombiano biblioteca comunitária crianças
“Muitas pessoas zombavam de mim. Eles riram quando descobriram sobre o meu projeto. Mas, agora, 20 anos depois, eles estão maravilhados”, disse ele. “Meu sonho é trocar meu caminhão de lixo por um caminhão cheio de livros e viajar pelo país.”
Confira o vídeo abaixo e conheça mais a paixão de Jose pelos livros:
(Via Razões para Acreditar. Fotos © AJ+/Reprodução)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …