Pular para o conteúdo principal

Efervescência cultural toma conta da antiga Vila Rica

A Vanguarda Tropical foi pano de fundo para a temática histórica deste ano.
A programação contou com performances nas ruas, oficinas e seminários.
A programação contou com performances nas ruas, oficinas e seminários. Foto (Charles Mascarenhas)
Por Charles Mascarenhas
Os blocos estavam nas ruas e não era carnaval. Performances e muito tropicalismo antropofágico tomaram conta da Vila Rica. Assim foi mais uma edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto.
Terminou nesta segunda-feira (18), a 13ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, cujo objetivo é trazer para a cidade histórica os encantos da sétima arte, e como olhares contemporâneos e diversificados contribuem para a construção de narrativas e preservação do cinema enquanto patrimônio.
Realizada pela primeira vez em junho de 2006, a ideia da Mostra desde o início não foi ser uma mostra competitiva, e sim uma exibição que se propõe a refletir sobre o cinema nacional, tanto histórico, no sentido de preservação, restauração e memória, quanto contemporâneo - fazendo assim um contraponto entre períodos e contextos políticos e sociais, tornando o cinema um espaço de conhecimento e educação.
Além das exibições, que aconteciam na Praça Tiradentes e no Cine Vila Rica, a programação contou com performances nas ruas, oficinas e seminários no Centro de Convenções e uma roda de conversa, com a presença ilustre do cantor Tom Zé, que revistou seu passado para falar Movimento Tropicalista e as influências nas artes contemporâneas.
Tendo a Vanguarda Tropical como pano de fundo para a temática histórica deste ano, a CineOP, como de costume,  recebeu e homenageou uma das grandes atrizes do cinema Novo e marginal da década de 60 e 70, a atriz Maria Gladys, que em 1968 exilou-se em Londres, por causa do AI-5.
Na programação de filmes contemporâneos, teve a exibição do filme Arábia, vencedor do Festival Brasília, dos diretores Affonso Uchoa e João Dumans; e do tocante curta Travessia, de Safira Moreira, que utilizando uma linguagem poética, Safira parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08