Pular para o conteúdo principal

Estudantes do Ceará participam de seletiva para competição internacional

A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, acontece em 2019 na Rússia. O evento, que ocorre a a cada dois anos, reúne os melhores alunos de mais de 60 países do mundo. E o Senai Ceará participa das seletivas nacionais da competição.
Os estudantes disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.
A seletiva acontece em três ocupações profissionais: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Manutenção Industrial e Mecatrônica. A primeira ocorre até esta sexta-feira (20), no Distrito Federal.
Homem em pé em referência a Estudantes do Ceará participam de seletiva para competição internacionalA competição reúne jovens de todo o mundo (FOTO: Divulgação)
O aluno Washington Rocha da Silva, de 20 anos, do curso Técnico em Edificações do Senai Jacarecanga, se prepara para a seletiva da ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, treinando no Senai durante toda a semana, de manhã e à tarde.
Ele entrou na área de Construção Civil por influência da família e passou a gostar cada vez mais do segmento. “Antes de entrar, a gente pensa que não é capaz, mas depois vê que é e pode sempre melhorar”, conta.
Otimista para a seletiva, ele acredita que pode se credenciar para a WorldSkills. Depois disso, o jovem pretende se dedicar à graduação de Engenharia Civil.
O instrutor Antônio Aloísio Carvalho Júnior, também do Senai Jacarecanga, participa da seletiva da ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos como avaliador. Ex-aluno do Senai, tornou-se instrutor em 2013. Atualmente cursando Arquitetura e Urbanismo, Aloísio também está confiante na classificação para o evento na Rússia. 
Competição
Ao longo de seus 66 anos, a WorldSkills Competition reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. A seletiva da WorldSkills 2019, no Brasil, por decisão do Senai Departamento Nacional, será realizada em cidades escolhidas para sediar, ao menos, uma ocupação cada.
Os ganhadores das provas seletivas irão para a fase de preparação para a WorldSkills, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019. Participam do torneio internacional os estudantes que conseguirem a nota mínima exigida em cada ocupação.
Entre 12 e 17 de agosto, o Senai Ceará recebe a seletiva da ocupação Mecatrônica e compete com dois estudantes Francisco Anderson Herculano Rios e Francisco das Chagas Carneiro dos Santos Júnior. Entre 20 e 24 de agosto, o Senai Ceará participa da ocupação Manutenção Industrial, em Goiânia, com o competidor Antônio Cristhyan Bezerra Silva.
Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …