Pular para o conteúdo principal

Razão de viver

Gonzaga Mota*
A vida é um dom de Deus. A forma de agradecermos é mediante a solidariedade para com o próximo. Fazendo este feliz, com certeza, encontramos a nossa verdadeira felicidade. De um lado, procurando ajudá-lo nos momentos de dificuldades e, de outro, abraçando-o, sem inveja, com sinceridade e alegria nas ocasiões exitosas.
Tal comportamento permite o florescimento do amor. Assim disse Goethe, "O mais belo estado da vida é a dependência livre e voluntária: e como seria ela possível sem amor?" Conforme esta linha de raciocínio, tomamos a liberdade de apresentar ao leitor, para reflexão, de nossa autoria, um soneto(Sentido da Vida) e um poema(Sugestão) com quatro estrofes, tendo três versos cada uma. "Sentido da Vida": 1. A solidão cresce, Poucos estão a pensar, não existe entendimento, o amor desaparece. 2. A verdade está escondida, irmã gêmea da virtude, diminui o interesse na vida, daqueles sem atitude. 3. Faltam bons sentimentos, a inveja se fortalece, o orgulho impede o pensamento. 4. Quanta dor, quanta tristeza, não se busca o sentido da vida, mas, a vida sem sentido. "Sugestão": 1. Abra a janela do seu coração, veja o próximo com afeto, não lhe negue o perdão. 2. Busque o sentimento da solidariedade, não procure a vaidade e a ambição, Para encontrar a felicidade.
3. Mergulhe no seu interior, não precisa chorar, mas sorrir, Como forma de reduzir a dor. 4. Não fique de peito vazio, Entregue-se ao Senhor. A vida é bela quando existe amor. Convém lembrar, por fim, frase de Santo Agostinho: "A medida do amor é amar sem medida" e de um provérbio latino: "Amor vincit omnia" (O amor tudo vence).

*Professor aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …