Pular para o conteúdo principal

Autodidata

Paulo Eduardo Mendes*

Entusiasmo crescente é a marca registrada de um escritor autodidata: José Cleito Barbosa Nery. Ele aconchega seu trabalho em linguagem de muita simplicidade. Produz textos com a sensibilidade inerente às suas ideias puras. Surge, desta feita, com o seu quarto livro - "Fatos, Piadas e Versos". Usa a técnica da espontaneidade para ocupar o lugar ao sol a que tem direito. Alimenta sonhos atrelados a um ideal inato de escrever.
O roteiro da vida nem sempre possibilita a caminhada para os estudos metódicos. A diferença surge na vontade maior de vencer obstáculos. O deleite ou devaneio de traduzir seus pensamentos em produções autodidatas o faz usar a sabedoria a fim de burilar seus livros.
"Fatos, Piadas e Versos" tem o conteúdo capaz de interessar pela diversidade dos temas abordados. Nery revela "ter pressa" em dizer o que a sua alma de escritor guarda nos escaninhos da imaginação fértil. Produção literária compatível com o seu grau de instrução.
O autor é campeão de otimismo e escreve. Consegue produzir livros com o mesmo zelo de cuidar dos filhos do coração. Registra seu labor com entusiasmo capaz de contagiar e fazer do leitor um aliado da sua produção no devaneio de escrever.
José Cleito Barbosa Nery movimenta personagens da vida real. Conta histórias com aprumo. Procura dosar com bom humor as tiradas que separa e seleciona como piadas. Alia fatos e versos no afã de ser realmente um vocacionado espontâneo para as letras. É um escritor autodidata de exemplar desempenho nos tempos atuais de tanto desvio em condutas politicamente reprováveis.

*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08