Pular para o conteúdo principal

A Bíblia

Gonzaga Mota*
Organizamos e apresentamos no dia 29 de setembro, o livro "Diariamente com a Bíblia Sagrada - citações para meditar com fé". No dia seguinte (30), comemora-se a data da Bíblia, bem como a festa de São Jerônimo. O mencionado Santo, encarregado pelo Papa Damaso, realizou um trabalho extraordinário para o cristianismo. Escrita em épocas e locais distintos, nos idiomas aramaico, hebraico e grego, o teólogo traduziu-a para o latim. A partir desse momento ocorreu uma ampla divulgação em várias línguas. Até hoje o Livro dos Livros continua sendo o mais importante de todos os tempos, todavia não sabemos se é o mais lido e interpretado. O Antigo Testamento, escrito a.C., abrange 46 textos e o Novo Testamento, escrito d. C., contempla 27. Consideramos, por suas passagens espirituais e de vida, com análises filosóficas e teológicas, o texto mais sábio da literatura universal. Qualquer livro de qualquer autor (prosa, poesia, etc) se examinarmos encontramos alguma mensagem constante da Bíblia, mesmo que o autor não tenha tido, de forma analítica, a intenção de redigi-la. Concordamos que a Bíblia não é apenas um Livro para estudiosos, mas, principalmente, para o povo. Apesar de a sua exegese não ser fácil, o leitor precisa ter a consciência de que a Sagrada Escritura é um Livro de reflexão e oração. Convém sempre lembrar uma frase do padre Antonio Vieira: "Semen est verbum Dei" (A semente é a palavra de Deus). Assim, aqueles que possuem a difícil missão de conduzir um povo, além dos projetos e do "marketing" político, não devem nunca esquecer de interpretar com fé os ensinamentos bíblicos.
*Professor aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08