Cenário da Economia

Por 
Nos últimos 25 anos, podemos dizer que a economia brasileira, irmã gêmea da política nacional, apresentou pontos positivos e negativos. Fica difícil, neste resumido texto, citar todos os fenômenos. No entanto, mostramos apenas quatro itens que proporcionaram oscilações no ambiente nacional. 
De modo cronológico, para melhor, a estabilização monetária (Plano Real) e a expansão das exportações de commodities; para pior, a Emenda Constitucional da reeleição e a corrupção endêmica e sistêmica. Ademais, vale ressaltar, dois pontos complicadores: os três Poderes da União algumas vezes não funcionaram com independência e harmonia entre si, conforme estabelecido no Artigo 2º da Constituição, e os desentendimentos envolvendo outros países. 
O cenário atual do País não é fácil, porém a realização de determinadas reformas, permitindo os equilíbrios fiscal, monetário e cambial, poderá conduzir o Brasil para uma melhor situação política e socioeconômica. Os resultados não serão imediatos, mas de médio e longo prazos. 

Pesquisamos alguns relatórios e textos elaborados por Instituições nacionais e internacionais (IPEA, BACEN, IBGE, FMI, etc) e observamos para 2019, desde que não ocorram oscilações bruscas no País e fora dele, sinais de melhoria da Economia brasileira, tais como: 1. Taxa de juros (Selic) estável em 7,25% ao ano; 2. Variação do PIB de 2,7%; 3. Déficit primário passando de -2,0% (2018) para -1,0% (2019); 4. Relação investimentos/ PIB da ordem de 6,4% (a maior desde 2012); 5. Taxa de desemprego caindo de 12,5% (2018) para 11,6% (2019), gerando 800 mil empregos; 6. IPCA (taxa de inflação) da ordem de 4,0%, abaixo da meta de 4,5% ao ano; 7. Taxa de câmbio (R$/US$) variando entre 3,6 e 3,8, o que permitirá a expansão do comércio exterior. Diante destes poucos mas importantes indicadores, a Economia poderá iniciar um processo de recuperação.

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Exposição "Gesto Tempo" apresenta diversas formas de bordar

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Academia Brasileira de Letras doa livros para índios guaranis no Rio

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira