Pular para o conteúdo principal

Novo livro traz catequeses do Papa dedicadas ao tema da missa

Já está disponível a obra intitulada “Eucaristia. Coração da Igreja” (Milão, Paulinas, 2019)
A obra é uma compilação das catequeses proferidas pelo Papa Francisco durante as Audiências Gerais das quartas-feiras no Vaticano, em que o Pontífice dedicou ao tema da missa. São 15 no total, um verdadeiro manual para compreender e aprofundar o significado teológico da celebração eucarística.
 
Andressa Collet – Cidade do Vaticano
Já está disponível nas livrarias a obra intitulada “Eucaristia. Coração da Igreja” (Milão, Paulinas, 2019) que reúne as catequeses do Papa Francisco dedicadas ao tema da missa. “Os Sacramentos e a celebração eucarística, em modo especial, são os sinais do amor de Deus, os caminhos privilegiados para nos encontrar com Ele”, disse o Pontífice no livro. A compilação reúne ao total 15 catequeses, um verdadeiro manual para compreender e aprofundar o significado teológico da celebração eucarística.
Entre 8 de novembro de 2017 e 4 de abril de 2018, durante as Audiências Gerais das quartas-feiras, no Vaticano, o Papa Francisco proferiu um ciclo de catequeses dedicadas à missa, em especial, às várias partes da liturgia eucarística que começa com o sinal da cruz – para ensinar bem às crianças desde pequenas – convergindo para a vida de todos os dias. São mais de cem páginas com comentários pontuais de Dom Luigi Maria Epicoco.

O mistério cristão, segundo o Papa Francisco

“ “O presente que o Papa nos dá com essas páginas é aquele de ver contado o mistério cristão com palavras normais. É o eco da lógica da encarnação. Desde quando Jesus entrou na história, nascendo da Virgem Maria, assumiu um corpo real, um rosto real, uma história concreta. E é realmente através disso que aconteceu com a encarnação que Jesus nos faz enfrentar a lógica escandalosa da normalidade”, afirma Dom Luigi. ”
O Papa Francisco, através do seu modo “normal” de nos falar sobre os mistérios de Cristo, nos ajuda a tocar o próprio coração com o mistério de Deus. “A ‘normalidade’ não é banalidade, ao contrário, é proximidade àquilo que somos, àquilo que desejamos, àquilo que compreendemos”, acrescentou Dom Luigi. O Pontífice, nas catequeses sobre a missa, nos oferece três palavras-chave: o silêncio, o tempo e a vida florida.

Comentários