Pular para o conteúdo principal

Academia decide que filmes de streaming continuarão elegíveis ao Oscar

Batalha entre o cinema tradicional e o streaming veio à tona depois do desempenho da Netflix no Oscar deste ano, incluindo três estatuetas por 'Roma', de Alfonso Cuarón.
Diretor Alfonso Cuarón exibe as três estatuetas do filme
Diretor Alfonso Cuarón exibe as três estatuetas do filme "Roma", uma produção Netflix. (AFP Photo)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu na terça-feira não mudar sua regra de elegibilidade para o Oscar, poupando a Netflix depois de meses de pressão pela exclusão do gigante do streaming da premiação.
Personalidades, incluindo Steven Spielberg, fizeram campanha para que os filmes produzidos e lançados por empresas de streaming não fossem elegíveis para o Oscar, e fossem classificados como conteúdo de TV.
Mas apesar das reclamações sobre o impacto dos serviços de streaming na indústria do cinema tradicional, o conselho da Academia decidiu continuar com sua atual regra: um filme deve ficar em cartaz por no mínimo sete dias em um cinema do condado de Los Angeles.
A batalha entre o cinema tradicional e o streaming veio à tona depois do impressionante desempenho da Netflix no Oscar deste ano, incluindo três estatuetas por "Roma", de Alfonso Cuarón.
"Apoiamos a experiência teatral como parte integrante da arte do cinema, e isso pesou muito em nossas discussões", disse o presidente da Academia, John Bailey, em um comunicado.
"Nossas regras atualmente exigem exibição nos cinemas e também permitem que uma ampla seleção de filmes seja submetida à consideração do Oscar. Planejamos estudar mais profundamente as mudanças que estão ocorrendo em nossa indústria e continuar as discussões com nossos membros sobre essas questões", acrescentou.

AFP

Comentários