Pular para o conteúdo principal

Aula Magna com o escritor carioca Raphael Montes marca o início da segunda turma do curso de Especialização em Escrita literária em Fortaleza


Raphael Montes é escritor brasileiro de literatura policial e suspense
Raphael Montes é escritor brasileiro de literatura policial e suspense (Foto: Victor Prataviera)
Raphael Montes estreou na literatura aos 20 anos, em um romance policial com 500 páginas e um título intrigante: Suicidas (2012). Hoje, com 28 anos e outros três livros lançados - o mais recente deles em 2016 - o autor recorda os anseios de se lidar com o mercado editorial e de dar os primeiros passos como escritor. "Ainda lembro de toda essa sensação de impotência diante de um mercado editorial competitivo. Por isso gosto muito de interagir e conversar com pessoas que estão iniciando sua carreira literária. Esse diálogo ilumina o caminho dos jovens escritores e também esclarece muito sobre o ofício", conta.
Atualmente um dos principais autores nacionais de suspense e mistério, ele é o convidado da aula inaugural da segunda turma do curso de Especialização em Escrita Literária do Centro Universitário Farias Brito (FBUNI). Ele fala sobre a importância da narrativa e a carreira do escritor brasileiro para os novos alunos do curso nesta terça, 2, a partir das 19 horas no Teatro Nadir Saboya. O evento é aberto ao público.

Na palestra, Raphael discutirá a respeito do valor das narrativas para a composição de gêneros literários. "Vou falar sobre a importância do personagem e a relação entre personagem e trama na criação de contos, romances ou novelas", destaca. Ele ainda discorre sobre o mercado literário brasileiro, esclarecendo questões comuns como a publicação do primeiro livro.

"Ele é muito divertido, com essa energia que é ideal para as pessoas que estão buscando um sonho, o de escrever", define Socorro Acioli, professora do curso. Sob a coordenação do escritor cearense Cupertino Freitas, a especialização tem ainda como professores Marcelino Freire, Ronaldo Salgado, Marília Lovatel, Júlia Bussius, Regina Ribeiro e Schneider Carpeggiani, entre outros. (Ivig Freitas/ Especial para O POVO)
Clique na imagem para abrir a galeria

Aula Magna do Curso de Escrita Literária

Quando: amanhã, 2, 
às 19 horas

Onde: Teatro Nadir Saboya (rua 8 de Setembro, 1331 - Varjota)
Gratuito
Telefone: 3486 9090
IVIG FREITAS/ ESPECIAL PARA O POVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/