Pular para o conteúdo principal

Aula Magna com o escritor carioca Raphael Montes marca o início da segunda turma do curso de Especialização em Escrita literária em Fortaleza


Raphael Montes é escritor brasileiro de literatura policial e suspense
Raphael Montes é escritor brasileiro de literatura policial e suspense (Foto: Victor Prataviera)
Raphael Montes estreou na literatura aos 20 anos, em um romance policial com 500 páginas e um título intrigante: Suicidas (2012). Hoje, com 28 anos e outros três livros lançados - o mais recente deles em 2016 - o autor recorda os anseios de se lidar com o mercado editorial e de dar os primeiros passos como escritor. "Ainda lembro de toda essa sensação de impotência diante de um mercado editorial competitivo. Por isso gosto muito de interagir e conversar com pessoas que estão iniciando sua carreira literária. Esse diálogo ilumina o caminho dos jovens escritores e também esclarece muito sobre o ofício", conta.
Atualmente um dos principais autores nacionais de suspense e mistério, ele é o convidado da aula inaugural da segunda turma do curso de Especialização em Escrita Literária do Centro Universitário Farias Brito (FBUNI). Ele fala sobre a importância da narrativa e a carreira do escritor brasileiro para os novos alunos do curso nesta terça, 2, a partir das 19 horas no Teatro Nadir Saboya. O evento é aberto ao público.

Na palestra, Raphael discutirá a respeito do valor das narrativas para a composição de gêneros literários. "Vou falar sobre a importância do personagem e a relação entre personagem e trama na criação de contos, romances ou novelas", destaca. Ele ainda discorre sobre o mercado literário brasileiro, esclarecendo questões comuns como a publicação do primeiro livro.

"Ele é muito divertido, com essa energia que é ideal para as pessoas que estão buscando um sonho, o de escrever", define Socorro Acioli, professora do curso. Sob a coordenação do escritor cearense Cupertino Freitas, a especialização tem ainda como professores Marcelino Freire, Ronaldo Salgado, Marília Lovatel, Júlia Bussius, Regina Ribeiro e Schneider Carpeggiani, entre outros. (Ivig Freitas/ Especial para O POVO)
Clique na imagem para abrir a galeria

Aula Magna do Curso de Escrita Literária

Quando: amanhã, 2, 
às 19 horas

Onde: Teatro Nadir Saboya (rua 8 de Setembro, 1331 - Varjota)
Gratuito
Telefone: 3486 9090
IVIG FREITAS/ ESPECIAL PARA O POVO

Comentários