Pular para o conteúdo principal

Obra póstuma de Horácio Dídimo será lançada neste sábado na Bienal

"Os Compadres Bichos", da Editora Dummar, é a primeira obra póstuma do escritor cearense, falecido no ano passado

Entrevista com o Escritor Horácio Dídimo
Foto: Alex Costa, em 06/03/2006
Entrevista com o Escritor Horácio Dídimo Foto: Alex Costa, em 06/03/2006(Foto: O POVO)
O legado do escritor cearense Horácio Dídimo será revisitado a partir de um texto inédito. “Os Compadres Bichos” (Editora Dummar) faz parte de um conjunto de textos encontrados em arquivos do computador de trabalho de Horácio Dídimo logo depois de seu falecimento. O livro será lançado amanhã, 24, na programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.
"Encontrei dois livros não publicados de poesia adulta e dois de poesia infantil", contou Luciano Dídimo, um dos quatro filhos de Horácio, em entrevista ao Vida & Arte em 27 de setembro de 2018. Além disso, a família também pretende reunir, em breve, textos de autoria de Horácio que estejam "perdidos" em diferentes publicações, como revistas acadêmicas.
O lançamento do livro, marcado para a tarde deste sábado, 24, terá a presença da escritora Nádya Gurgel, Daniel Dias (o ilustrador da obra), além do filho do escritor, o poeta Luciano Dídimo. Na ocasião, Tatiana Sátiro realiza uma leitura teatralizada do texto.
"A obra dele é excelente e, embora seja uma poesia muito voltada para o público infantil, ela é capaz de tocar qualquer pessoa, seja ela adulta ou criança”, comenta Regina Ribeiro, editora executiva da Editora Dummar.
Escritor, ensaísta, professor, Horácio Dídimo publicou mais de 50 obras entre poesia, livros infantojuvenis e ensaios. Enquanto professor de Literatura da UFC, criou estudos na área de literatura infantojuvenil e deixou um importante legado para a literatura infantil.
“Acredito que é uma homenagem que a gente faz ao nosso professor Horácio. Manter a obra dele viva e sendo lida por crianças, mediadores e adultos”, finaliza Regina.
Os Compadres Bichos
De Horácio Dídimo (In memorian)
Quando: sábado, 24, às 17h30min
Onde: Centro de Eventos do Ceará - Espaço Natércia Campos da Bienal - térreo
Quanto: R$ 25 (valor do livro)
IVIG FREITAS/ ESPECIAL PARA O POVO

Comentários