Pular para o conteúdo principal

Clube de Leitura engaja alunos na literatura em escola de Valparaíso

Fim de mês na Escola Estadual Vicente Barbosa, em Valparaíso-SP, é uma ocasião especial. No último sábado de cada mês, alunos e professores se reúnem, por meio doo Programa Escola da Família, e fazem uma roda de conversa sobre um livro, escolhido no início do ano. É o projeto Clube do Livro “Filhos de Vicente”, que acolhe a comunidade local por meio da literatura.
O atrativo do projeto é que apenas livros brasileiros são escolhidos. Isso para incentivar o mergulho na literatura do país. “Percebemos que há um déficit na leitura da nossa literatura. Livros clássicos e muitas vezes erroneamente são vistos pelos alunos como chatos. Buscamos  despertar o interesse de nossos alunos para essa literatura e mudar a forma que eles veem esses livros”, explica Kaique Kelvin, professor da unidade.
Livros como, Dom Casmurro, Capitães da Areia e A Hora da Estrela já foram lidos pelo Clube. Todos já estiveram em alguma ocasião num prestigiado vestibular, como USP ou UNICAMP>
O projeto acontece com a participação de toda a comunidade, em especial dos alunos. “Cada aluno fica responsável em ler o livro do mês, participar do encontro e expor sua opinião, tudo de maneira confortável, para que eles de fato participem do projeto, e principalmente entendam o que eles estão lendo”, explica a professora Thaís Teixeira.
O projeto conta com o apoio de Edna Cardoso, Professora Articuladora do Programa Escola da Família, e serve de inspiração para as escolas que buscam um que a mais na hora de incentivar seus alunos na leitura.
Educação. SP

Comentários