Pular para o conteúdo principal

Ilustrador de "Tom e Jerry" e "Popeye", Gene Deitch morre aos 95 anos

O profissional produziu cartoons para diversos estúdios, como a Columbia Pictures e a Paramount Pictures

Gene Deitch era um norte-americano que vivia há décadas em Praga
Gene Deitch era um norte-americano que vivia há décadas em Praga (Foto: Reprodução/DVTV)
O ilustrador e diretor de animação, Gene Deitch, morreu aos 95 anos durante a madrugada da sexta-feira, 17, em seu apartamento em Praga, na República Tcheca. Seu editor, Petr Himmel, disse à imprensa que a situação foi inesperada, mas não deu mais informações.
Episódios de Tom e Jerry foram feitos por Gene Deitch
Episódios de Tom e Jerry foram feitos por Gene Deitch (Foto: Reprodução/Adorocinema)

Episódios das clássicas séries infantis Tom e Jerry e Popeye foram dirigidos por ele. Essas comédias, apesar de criadas em meados do século XX, ainda hoje são transmitidas na televisão por suas histórias atemporais.
Deitch ainda dirigiu um desenho próprio, Munro. O curta-metragem tchecoslovaco conta a trajetória de uma criança que é recrutada para o Exército dos Estados Unidos. Apesar de ter apenas quatro anos, os adultos não percebem sua idade. Essa produção foi a primeira obra que não é americana a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Curta-Metragem em Animação, em 1961.
Aposentado desde 2006, foi diretor de animação na Weston Woods, que realizava adaptações de livros infantis. Escreveu um livro autobiográfico sobre sua vida na República Tcheca durante o governo comunista na década de 1960. A história recebeu o nome de Pelo Amor a Praga: a verdadeira história de amor do único americano livre em Praga durante 30 anos de comunismo.
O Povo

Comentários