Pular para o conteúdo principal

Conheça cinco concursos literários com inscrições abertas entre julho e agosto


Com diferentes prêmios e abraçando variedade de gêneros, seleções são boa pedida para desengavetar textos ou criar novos


A pausa compulsória devido à pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas voltassem os olhares para a arte, entre elas a escrita. Entre julho e agosto, vários concursos literários estão com inscrições abertas para otimizar a publicação de textos engavetados ou até mesmo histórias criadas recentemente.
Mediante o auxílio da escritora e professora Vanessa Passos, o Verso fez a seleção de cinco dessas seleções. Alguns projetos são iniciativas cearenses, outros nasceram em outras partes do País, abraçando diferentes gêneros literários - do conto à poesia, passando por novela e literatura de cordel. Confira e aproveite essas oportunidades:
I CONCURSO LITERÁRIO PINTURA DAS PALAVRAS
O projeto cearense, voltado para conteúdos de escrita e leitura, estreia no ramo selecionando contos de brasileiros que residam no País. O envio do texto deve ser feito pela internet e exige interação pelo perfil do instagram @pinturadaspalavras. A premiação envolve valores em dinheiro, publicação em livro digital (e-book), bolsa de estudos para curso de escrita capitaneado pelo projeto e certificado de menção honrosa. As inscrições acontecem até o dia 27 de julho. Mais informações pelo e-mail concursopinturadaspalavras@gmail.com. Consulte o regulamento aqui.
CHAMADA PARA ANTOLOGIA "O AMOR NOS TEMPOS DE LONJURA"
Iniciativa das escritoras cearenses Vitória Andrade, Naiana Íris, Argentina Castro e Lisiane Forte, é voltada apenas para mulheres (cis, trans, indígenas etc.). A antologia terá formato digital e será disponibilizada gratuitamente. Os temas dos textos devem passear pelo amor, o erótico que clama pelo tato, a saudade do cheiro que impregna na alma, sobretudo nestes tempos de isolamento devido a pandemia. 25 trabalhos serão selecionados nos gêneros poesia, conto ou crônica, ou ainda ilustração/fotografia. O envio deve acontecer até o dia 25 de julho para o e-mail oamornostemposdelonjura@gmail.com. 
PRÊMIO NÍSIA FLORESTA DE LITERATURA
Organizado pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP) e Museu Nísia Floresta, é voltado para autores brasileiros natos ou naturalizados, tem como foco contemplar a literatura de cordel. A vencedora ou o vencedor ganhará prêmio em dinheiro e publicação em coletânea, com exemplares gratuitos aos selecionados. As inscrições devem ser realizadas pela internet até 1º de agosto. Informações e dúvidas pelo e-mail duvidaspremionisiafloresta@gmail.com. Regulamento aqui.
PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL TEIXEIRA GOMES
O edital não apresenta restrições à participação e devem ser inscritos, até o dia 14 de agosto somente pela internet, livros inéditos contemplando o gênero novela. O prêmio é em dinheiro. A organização da iniciativa é da Câmara Municipal de Portimão (POR). Mais informações pelo e-mail geral@cm-portimao.pt. Regulamento aqui.
Legenda: Psicóloga e escritora cearense Lisiane Forte é uma das organizadoras da chamada para textos "O amor nos tempos de lonjura"
Foto: Bruna Sombra
II PRÊMIO LITERÁRIO AFEIGRAF
Organizado pela Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica e a Scortecci Editora, é aberto a autoras e autores com Cadastro de Pessoa Física (CPF) do Brasil. As produções devem contemplar o gênero poesia. Inscrições apenas pela internet até o dia 31 de julho. Mais informações aqui. Regulamento aqui.
Diário do Nordeste

Comentários