Pular para o conteúdo principal

Estudante de 17 anos cria projeto de distribuição de livros pelo Instagram

Morador do Ancuri, o estudante Guilherme dos Reis criou um perfil nas redes sociais para arrecadar livros. Desejo do futuro jornalista é facilitar o acesso de jovens à leitura e à informação

Por 

@doelivros_fortaleza. "Lá tem um cadastro, um formulário com perguntas fáceis, e a partir daí nós entramos em contato. Tem uma pessoa responsável só por isso, e, então, nós marcamos onde e quando podemos buscar a doação", destrincha. Além disso, a campanha Doe Livros Fortaleza também conta com os chamados "pontos de acesso" nos bairros Jangurussu, Alto Alegre, Messejana, Pedras, Parque Iracema, Ancuri. São as moradas de cada voluntário, que ficam responsáveis pela arrecadação nos arredores. "Por exemplo, moro no Ancuri, então eu sou responsável por buscar as doações que chegam na região", ilustra. O processo de ir e vir, ele divide, é o maior desafio. "Geralmente nós vamos de ônibus. Como não temos transporte, a gente vai pegar assim, então se torna mais cansativo. Porém é gratificante", garante.

Para receber doações, os interessados também precisam preencher um cadastro e apontar os títulos desejados. Pelo perfil do Instagram é possível consultar quais livros compõem o acervo do projeto e se eles estão disponíveis ou não para recebimento.

Leia também | Músico Negocassio lança single pelo selo Produtos do Morro Rec

São muitos os projetos futuros pensados para a iniciativa, em maior ou menor prazo. Entre eles, há a distribuição de kits com máscara facial, água e livro na Praça do Ferreira. "São ideias que surgem e a gente põe no papel, mas por enquanto não efetivamos pelo fato de não termos condições para suprir a realização delas", explica.

Outro projeto futuro, esse maior, é a concretização da Biblioteca Comunitária do Ancuri. O estudante afirma que já há um espaço que vem funcionando como depósito das doações e que é lá onde será montada biblioteca do bairro. "Preciso, para concretizar esse sonho, dos materiais da biblioteca, livros, estante, computador… Temos um projeto também sobre a história do nosso bairro e colocar lá pra expor para comunidade", adianta. "Tem o projeto no papel e uma ideia bem viva", garante.

Campanha Doe Livros Fortaleza

Entre em contato para doar, receber ou ajudar em:

@doelivros_fortaleza

O Povo

Comentários