Pular para o conteúdo principal

Estudo sobre a saúde mental de médicos e estudantes de Medicina vira livro

Autor do Livro, João Brainer
Fortaleza recebe na próxima quarta-feira (10) o lançamento do livro que fala sobre a realidade enfrentada por médicos e estudantes de Medicina, especialmente no Brasil. “O médico e o estudante de Medicina: quando eles precisam de ajuda” será lançado na livraria Cultura, às 19h, na próxima quinta-feira (10).
De autoria do aluno egresso da Universidade Estadual do Ceará (Uece) João Brainer Clares de Andrade, sob orientação do atual reitor José Jackson Coelho Sampaio, editado pela EdUece, o livro  é resultado do trabalho de conclusão de curso do autor.
A pesquisa foi realizada durante cinco anos, com 105 estudantes de todas as escolas médicas cearenses por meio de estudos observacionais, além da investigação sobre os danos que o curso de Medicina.
Nela traz à saúde mental do estudante, criando um diálogo entre autores de diversos países e aproximando os resultados da realidade da formação e atuação médica brasileira.
Trata-se da mais extensa revisão da literatura médica do país sobre o tema e da única publicação brasileira nos últimos anos que contemplou todas as escolas médicas de um estado.
Jackson Sampaio, que é médico psiquiatra, instigou seu aluno, hoje neurologista, a conduzir o trabalho sempre baseado nas experiências e constatações no seu dia a dia como estudante de Medicina, o que resultou no reflexo de suas próprias inquietações como aluno, percebidas logo nos primeiros meses do curso.
“Em pouco tempo era nítido com estávamos diferentes. O volume de conteúdo, a demanda por notas, os resquícios do ambiente competitivo e auto-mutilante do ensino médio e a frustração com as notas iniciais que destoavam dos resultados do vestibular eram a tônica que pessoalmente me incomodava e surgia como hipótese para as alterações nítidas de humor, ansiedade, embotamento e outras alterações afetivas que já atingiam diversos colegas”, revela João Brainer.
A obra será lançada pelos autores em colóquio, que contará ainda com a participação do professor da Uece e psicólogo, Erasmo Miessa Ruiz. O evento acontecerá também na Livraria Cultura de São Paulo, no dia 17 de agosto, com a parceria da Uece, do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) e da Livraria Cultura.
Toda a renda arrecadada na venda do livro será destinada às ações sociais do programa “Sindicato Cidadão”, do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Tribuna do Ceará

Comentários