Livro sobre Bob Dylan é lançado nesta sexta-feira

Livro será lançado na galeria Sem Título Arte
Livro será lançado na galeria Sem Título Arte
O par formado por rock e filosofia é o assunto do novo livro do pesquisador Daniel Lins, professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bob Dylan, a liberdade que canta traz um conjunto de ensaios que estabelece uma ligação entre o músico e nomes renomados da filosofia, como Nietzsche e Foucault.
O autor imergiu na arte de Dylan por cinco anos, pesquisando vida, música e livros do cantor. Depois da conclusão do trabalho, Daniel afirma: “Bob Dylan é filósofo”. O lançamento da obra será na galeria Sem Título Arte, nesta sexta, 24, com discurso do autor e apresentação musical de André Henrique, doutorando em filosofia.
A atitude de Bob Dylan foi uma das características que iniciou o interesse de Daniel pela história. “As pessoas perguntavam ‘de onde veio esse menino fanhoso, desajeitado e mal vestido?’, enquanto isso Bob estava questionando, criando problemas”, afirma. A liberdade aparece logo no título e é discutida em toda a obra, pois Lins acredita que as “rebeldias dylanianas” ajudaram o músico a se reinventar e a transformar pensamentos. Para Daniel, isso é “ser livre”.
Com posfácio do filósofo francês Jean-Luc Nancy, o livro encerra tratando da relação filosófica e do cunho autorreflexivo do rock. O texto foi traduzido por Lilia Benevides e tinha antes sido publicado na revista Rue Descartes, em 2008. O encontro entre Nancy e Lins justifica e expande o conhecimento contido na obra, aprofundando a bibliografia de autores que os dois apresentam. Lins destaca ainda que o livro não é uma biografia de Bob Dylan, mas um olhar mais complexo para sua arte.
SERVIÇO
Lançamento do livro Bob Dylan: a liberdade que canta
Quando: sexta-feira, 24, a partir das 19 horas
Onde: Sem Título Arte (Rua João Carvalho, 66 - Aldeota)
Evento gratuito
Livro à venda por R
Telefone: 98881 8261
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado