Pular para o conteúdo principal

APL lança obra sobre a visão histórica da literatura do Piauí.

Seguindo a programação de eventos do ano, a Academia Piauiense de Letras promove no próximo sábado, 16 de novembro, o lançamento de oito novas obras, que valorizam a cultura local e destacam o talento dos escritores do Estado. Dentre os livros, está ‘Visão Histórica da Literatura Piauiense’, que é uma obra referencial da historiografia literária. A publicação é de autoria do jornalista Herculano Moraes, falecido no ano passado. 

Leia também
Academia Piauiense de Letras elege três novos imortais 

Na solenidade, também estão previstos os lançamentos de ‘Os Fatores do coelhado: escorço de histórico’, escrito por Clodoaldo Freitas; ‘A Harpa do Caçador’, de Teodoro Castelo Branco; ‘Homens que Iluminam’, de Cristino Castelo Branco; ‘Manual do Súdito Fiel ou Carta de um lavrador’, de Coelho Rodrigues; ‘Deslumbrado’, José Newton de Freitas; ‘As Mamoranas Estão Florindo’, de Moura Rêgo; e ‘Capurreiros do Piauí’, escrito por Clóvis de Moura Batista. 
Todas as obras pertencem à Coleção Centenário; que traz aos piauienses obras que reúnem informações, histórias, fatos, relatos e imagens que retratem a história da Academia. “Estamos realizando uma série de eventos em homenagem aos 100 anos da APL; a Coleção Centenário é um desafio editorial e não tem nada similar no Brasil”, indicou o presidente da APL, Nelson Nery Costa.
A instituição está desenvolvendo uma programação desde dezembro de 2017 em que comemora os seus 100 anos. Entre os eventos, já ocorreu a entrega da Medalha do Centenário a mais de 50 personalidades que contribuíram ou tem contribuído para a literatura piauiense. Também já ocorreu a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense, instalado na Casa de Lucídio Freitas, sede da Academia. Além disso, a Coleção Centenário vem, desde 2016, fazendo um resgate de obras antigas, importantes, escritas por intelectuais renomados, que tratam sobre o Piauí e sobre tudo que se relaciona com o Estado.
Fonte: Portal o dia

Comentários