Associação Karatê Dinamic Club oportuniza crianças e adolescentes em Fortaleza

O educador físico e professor Ronier Gonçalves usa  sua habilidade e solidariedade para treinar crianças carentes da periferia de Fortaleza. Ele faz parte da Academia de Artes Marciais Karatê Oficial Club Dinamic

Foto: Divulgação / Academia
O professor Ronier em momento de interação com os alunos da Associação
O karatê (mão vazia, em japonês) é uma arte marcial de origem oriental. Tomou forma em Okinawa, cidade japonesa, no século XVII. Chegou ao Brasil na primeira metade do século XX, com os imigrantes japoneses. Os primeiros instrutores conhecidos  começaram a ensinar karatê na década 50. Desenvolveu-se primeiro na Bahia e em São Paulo, onde existiam vários imigrantes de Okinawa.

A modalidade tornou-se um esporte praticado em todo o Brasil. No Ceará há quem se dedique a arte marcial e ainda desenvolva um bonito trabalho social. O educador físico e professor Ronier Gonçalves usa a sua habilidade e solidariedade para treinar crianças carentes da periferia de Fortaleza. Ele faz parte da Academia de Artes Marciais Karatê Oficial Club Dinamic. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que treina crianças e adolescentes para os desafios do esporte e da vida. Está localizada no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza.

“Qualquer criança e adolescente que queira treinar, mesmo aquelas que não possuem condição financeira, nós buscamos ajuda, nós orientamos. Vamos em busca de bolsas de estudo, de uniformes, de calçados. Aqui, nós lutamos por tudo", afirma Ronier.

As crianças desenvolvem habilidades e é uma oportunidade de preencher o tempo ocioso. A associação também se preocupa com o rendimento escolar, motivando os estudos e a frequência às aulas.

Competições
Uma forma encontrada pela associação para  sensibilizar as pessoas a conhecer o trabalho desenvolvido na academia foi indo as ruas para mostrar o potencial e a vontade de vencer dos pequenos karatecas.

“É sempre muito difícil conseguir patrocínio para competições. Já recebemos ajuda de empresas parceiras, mas não é permanente. Por isso vamos as ruas, para fazer com que as pessoas nos conheçam e ajudem a realizar o sonho desses meninos", explica o professor.

Em março , haverá uma seletiva nacional na cidade de Caruaru em Pernambuco. Cerca de 15 crianças e adolescentes que treinam na academia de Ronier se preparam para participar dessa competição,  que é  a classificatória do Campeonato Brasileiro.

Todos os sábados pela manhã, nos semáforos de Fortaleza, as crianças e adolescentes, que desejam participar das seletivas, buscam ajuda e incentivo da população da cidade.Vestidas com os kimonos, elas querem conversar e expor suas expectativas e dificuldades. “Não estamos pedindo esmolas, o que queremos é que as pessoas conheçam nossa proposta, queremos proporcionar oportunidades para essas crianças", reitera Ronier.

Serviço
Academia de Artes Marciais Karatê Oficial Club Dinamic
Rua José Augusto de oliveira, 428, Planalto Ayrton Senna – Fortaleza
Contato: 85 987357181

Com informações do site karatê do Brasil

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Ser estudante